Galeria de Inventores Brasileiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Galeria de Inventores Brasileiros é um site criado por Antonio Abrantes, examinador de patentes na área de eletrônica do INPI do Rio de Janeiro, que cataloga inventos desenvolvidos por inventores brasileiros.

A motivação da criação do site foi o fato de Antonio se deparar com histórias de invenções famosas, que haviam sido analisadas no INPI por funcionários mais antigos do que ele, e perceber que não havia um registro histórico organizado dessas invenções, fazendo com que muitas delas caíssem no esquecimento, perdidas entre milhões de outras patentes. Assim, numa iniciativa pessoal, em janeiro de 2002 ele criou a primeira versão do site como uma página pessoal armazenada em um provedor gratuito.

Aos poucos, o conteúdo do site foi sendo enriquecido, catalogando atualmente mais de 1.200 inventores nacionais nas mais variadas áreas tais como telecomunicações, software, eletrônica, agropecuária, medicina e aeronáutica.

Porém, a medida em que o acervo foi exigindo mais espaço de armazenagem e o número de visitas diárias foi crescendo, Antonio passou a ter dificuldades em fazer frente às despesas para manter o site no ar, e acabou desativando-o.

Finalmente, em março de 2007, a Agência de Inovação da Unicamp ofereceu-se para hospedar gratuitamente o site, permitindo disponibilizar esse importante acervo referente à inventividade brasileira.

Em abril de 2009 o site passou a ser hospedado pela Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro.[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]