Galeria de Vilões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Galeria de Vilões (The Rogues)
Comic image missing-pt.png
Membros atuais Capitão Frio, Mago do Tempo, Mestre dos Espelhos II, Onda Térmica, Trapaceiro II
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

A Galeria de Vilões (no orignal, The Rogues), é um grupo de vilões fictício da DC Comics, um time de inimigos clássicos de Barry Allen, que tem o objetivo comum de destruí-lo.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O nome "Galeria de Vilões" (The Rogues), começou a ser usado pelos inimigos do Flash Barry Allen durante a chamada era de prata dos quadrinhos americanos. Inicialmente, a Galeria designava apenas o conjunto dos inimigos do Flash quando atuavam em conjunto, mas não tardou que eles formassem uma equipe estável.Habitualmente, um membro da Galeria nunca comete um crime de forma solitária.

Formação Original[editar | editar código-fonte]

Lista de Membros da Galeria de Vilões durante a Era de Prata, sua primeira aparição e descrição:

Vilão Primeira Aparição Descrição
Capitão Frio Showcase # 8 (1959) Leonard "Len" Snart era um criminoso que queria se livrar do Flash. Tentando obter uma arma que diminuisse a velocidade do Flash, acabou obtendo uma que podia congelar qualquer coisa.Adotando o nome de Capitão Frio, começou uma carreira como criminoso superpoderoso. Ele é o arquiinimigo de Barry e Wally e líder da Galeria. É conhecido por ser um vilão com código de honra; Frio tem regras estritas sobre o modo de ação da Galeria de Vilões: nada de drogas, não matar os mais fracos (mulheres ou crianças). Além disso, possui um grande senso de lealdade em relação aos seus colegas de grupo, que protegem uns aos outros.
Mestre dos Espelhos The Flash # 105 (1959) Enquanto trabalhava na oficina da prisão, Sam Scudder criou acidentalmente um espelho que podia manter a imagem refletida por um período de tempo. Quando escapou da prisão, ele fabricou mais equipamentos baseados nas suas descobertas sobre espelhos, e se tornou o Mestre dos Espelhos. Ele criou diferentes tipos de espelhos que podiam fazer várias coisas, como viajar através de dimensões. Sam Scudder morreu durante a Crise nas Infinitas Terras.
Flautista The Flash # 106 (1959) Hartley Rathaway nasceu surdo, mas seus pais ricos encontraram um mode de curá-lo. Uma vez podendo escutar, ele se tornou obcecado por música e sons, e criou uma variedade de armas baseadas em som. Ele se tornou um criminoso, mas mais tarde viria a se regenerar e assumir sua homossexualidade ao mesmo tempo. Ele se tornou amigo de Wally West, mesmo quando o Pião revelou que ele havia mudado a personalidade de alguns membros da Galeria para que se regenerassem. Hartley foi capaz de sobrepujar a influência do Pião. Recentemente, ele voltou a fazer parte da Galeria, porém os motivos que o levaram a isso ainda permancem desconhecidos.
Mago do Tempo The Flash # 110 (1959) Mark Mardon escapou da prisão, procurando seu irmão, um cientista que havia acabado de fabricar um bastão capaz de controlar o clima.Mardon lutou com ele para tomar posse da arma, e seu irmão acabou morrendo durante a luta. De posse do bastão, se tornou um vilão implacável e atormentado.
Trapaceiro The Flash # 113 (1960) James Jesse, um artista de circo, inventou sapatos de ar comprimido que ele usava para "andar" no ar. Inspirado em Jesse James, construiu outros equipamentos e armas se tornando o Trapaceiro. Chegou a se regenerar, mas foi revelado que isso aconteceu por influência dos poderes mentais do Pião, e então ele retornou para a Galeria. No entanto, mais tarde, ele se envolveria com o serviço secreto, e estava presente quando o Flash Bart Allen foi morto acidentalmente pela Galeria como resultado das maquinações do Inércia. James e o Flautista fugiram juntos pelos EUA. No entanto, enquanto fugiam do Esquadrão Suicida, James Jesse foi assassinado pelo Pistoleiro com um tiro no coração.
Capitão Bumerangue The Flash # 117 (1960) Digger Harkness era um mestre no uso de bumerangues, que aprendeu como usá-los em regiões remotas da Austrália. Uma empresa que fabricava bumerangues o contratou como mascote, mas ele acabou usando essa identidade para cometer crimes. Se tornou então inimigo do Flash e membro da Galeria. Enquanto esteve preso, acabou sendo recrutado pelo Esquadrão Suicida, sendo um dos seus mais antigos e duradouros membros. Durante a saga Crise de Identidade, ele foi enviado para matar Jack Drake, pai de Tim Drake, o terceiro Robin. Mas Drake foi capaz de retaliar o ataque de Harkness, e ambos acabaram mortos. Harkness foi ressuscitado recentemente na conclusão da saga A Noite Mais Densa.
O Pião The Flash # 122 (1961) Roscoe Dillon foi um delinquente ralé que transformou sua obsessão infantil por piões em uma personalidade criminosa. Ele desenvolveu a capacidade de girar o próprio corpo em velocidades altas o suficiente para repelir balas e conseguir vários outros efeitos úteis. De alguma forma, essa capacidade também elevou sua inteligência, e ele era capaz de criar vários tipos de armas em forma de pião. Em um certo momento, Roscoe desenvolveu imensos poderes psiônicos (existe a teoria de que Roscoe era um meta-humano cujo gene meta se desenvolveu aos poucos, mas essa é uma teoria de fãs, não confirmada oficialmente), pois anos girando a altas velocidades desenvolveram células cerebrais dormentes. Sofreu danos cerebrais em consequência dos seus próprios poderes, e acabou morrendo. No entanto, seu espírito foi capaz de sobreviver e possuir outros corpos. Nessa fase, sob a influência de lavagem cerebral feita por Zatanna, usou seus poderes mentais para regenerar alguns membros da Galeria. Finalmente, recuperou sua verdadeira personalidade ao possuir o corpo do Senador Thomas O'neil, formando uma segunda Galeria que confrontou a primeira. No final desse conflito, Foi morto pelo Capitão Frio, que congelou o seu corpo e depois o fez em pedaços.
Abra Kadabra The Flash (vol. 1) #128 (1962)
Onda Térmica The Flash (vol. 1) #140 (1963)

Após a morte de Barry Allen, A Galeria de Vilões combateu os terceiro e o quarto Flashs, Wally West e Bart Allen, respectivamente.

A galeria é composta atualmente pelos seguintes vilões: Capitão Frio,Onda Térmica,Mestre dos Espelhos, Mago do Tempo e o Trapaceiro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.