Gallinula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGallinula
Gallinula chloropus

Gallinula chloropus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Rallidae
Género: Gallinula
Espécies
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Gallinula

Gallinula é um género de aves gruiformes ralídeas onde se classificam nove espécies conhecidas como frangos-de-água no Brasil ou galinhas-de-água em Portugal. São aves aquáticas, que habitam zonas pantanosas, lagos e lagunas e margens de grandes rios.

As espécies do género Gallinula são aves de médio porte, com plumagem em tons de castanho e preto. Têm patas altas e dedos muito compridos, adaptados para caminhar em terrenos irregulares e lamacentos. São omnívoras, com uma alimentação à base de plantas aquáticas e suplementada com pequenos animais e ovos de outras aves. Durante a época de reprodução, os casais são muito territoriais e agressivos para com intrusos, mas fora do período de nidificação têm hábitos gregários e podem ser observadas em bandos numerosos.

A funcionalidade das asas dos frangos-de-água é muito variável. A galinha-de-água-comum é uma espécie migratória que pode percorrer mais de dois mil km entre o habitat de inverno e as zonas de nidificação na Sibéria. Por outro lado, algumas espécies, principalmente as encontradas em ilhas do Oceano Pacífico, são total ou parcialmente incapazes de voar. A perda da capacidade de vôo resulta na maioria dos casos de evolução num ambiente isolado e livre de predadores. Com a colonização humana e a introdução de espécies invasoras, as aves não voadoras ficaram extremamente vulneráveis à extinção. O género Gallinula foi muito afectado por esta tendência e, desde 1500, desapareceram pelo menos três das suas espécies.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Rails, Crakes & Coots (em Inglês). IOC World Bird List. Página visitada em 14 de Setembro de 2011.