Galmudug

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira de Galmudug.
Localização de Galmudug.
Mapa de Galmudug.

Galmudug é um estado da Somália auto-proclamado autônomo, porém, não reconhecido. Está localizado no sul da região somali de Mudug, incluindo a metade sul da cidade e distrito de Gaalkacyo e a cidade portuária de Hobyo. Controla ainda uma pequena área ao norte da região de Galguduud. Faz divisa ao norte com Puntlândia (que ocupa a parte norte de Gaalkacyo e de Mudug), a oeste com a Etiópia e a sul e leste com o resto da Somália, atualmente encontra-se sob controle do Governo Transicional Federal (TFG). O nome do estado é uma combinação do nome das regiões de Galguduud e Mudug.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Galmudug, dividiu a parte sul da região somali de Mudug em três regiões. Abaixo regiões e respectivos distritos ocupados:

História[editar | editar código-fonte]

O estado de Galmudug foi estabelecido em 14 de agosto de 2006 pelos veteranos do clã Sacad em Gaalkacyo. Inicialmente circundava os distritos de Gaalkacyo e Abudwaq, para onde o ex-comandande militar Abdi Qebdiid tinha fugido para reconstruir sua base de poder após sua expulsão de Mogadíscio pela União das Cortes Islâmicas (ICU).

Como Gaalkacyo é a capital da região de Mudug e Abudwaq era a última parte de Galguduud não controlada, na época, pelo ICU, o estado foi denominado Galmudug (Galguduud e Mudug). Este nome foi provavelmente escolhido antes da invasão da maior parte de Galguduub e Mudug pelo ICU. A cidade portuária de Hobyo (Mudug) optou por se juntar a Galmudug após a expulsão dos militares piratas de sua costa em 16 de agosto de 2006, aumentando o tamanho do estado para três distritos.

Galmudug perdeu os distritos de Hobyo e Abudwaq em novembro de 2006 devido a ofensiva do ICU contra Abdi Qeybdiid. Forças etíopes e de Puntlândia se juntaram para impedir que o ICU capturasse também o distrito de Gaalkacyo.

Em 25 de dezembro de 2006, na Batalha de Bandiradley, a junta formada por forças da Etiópia, Puntlândia e Galmudug capturou as cidade de Bandiradley (Mudug) e Adado (Galguduud) do ICU.

Com o colapso do ICU, Galmudug manteve a metade sul do distrito de Gaalkacyo, recuperou os dois distritos perdidos, Hobyo e Abudwaq, e agregou ainda os distritos de Dusamareb, Adado, El Bur e Harardere, elevando a importância de Galmudug ao nível dos outros estados da Somália.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]