Game show

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Game show (Brasil) ou Concurso de televisão (Portugal) é um gênero de programa de televisão onde pessoas comuns ou celebridades, em equipes ou não, jogam um jogo que pode envolver testes de inteligência e/ou provas físicas com o objetivo de ganhar pontos ou prêmios. Em caso de competições premiadas, entre os prêmios comuns estão quantias de dinheiro, casas, carros, motos, eletrodomésticos, viagens e vale-compras em lojas específicas. Todos fornecidos geralmente por empresas patrocinadoras. Muitos dos game shows atuais da televisão são descendentes de atrações semelhantes transmitidas pelo rádio.

Não são considerados game shows ou concursos os programas que tenham por objetivo de revelar cantores calouros, pois eles trazem em sua essência uma disputa de talentos avaliados pelo público ou por jurados, e não um jogo com regras exatas como propõe o game show. Estes geralmente se enquadram ao gênero de programas de auditório.

Os game shows, cujas provas consistem normalmente num conjunto de perguntas e respostas, são também designados por quizz shows.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, os game shows são muito difundidos sobretudo no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), sob comando do proprietário da emissora, Sílvio Santos. No entanto, todas as grandes emissoras do país apresentam ou apresentaram programas do gênero em algum momento de sua história.

Rede Globo[editar | editar código-fonte]

Na Rede Globo, Foram exibidos,Conexão Xuxa, de Xuxa Meneghel, que mesclava provas físicas e de conhecimentos gerais.
Ponto a Ponto, foi exibido em 1996 durante cerca de seis meses, marcado pelas gincanas de provas radicais foi comandado pelos apresentadores Ana Furtado, Márcio Garcia e Danielle Winits.
Vídeo Game, quadro do programa Vídeo Show foi apresentado por Angélica que consiste em uma gincana de provas entre artistas da emissora sobre a história da própria.
Vídeo Game Verão foi uma versão alternativa do original programa Vídeo Game exibido pela Rede Globo. Apresentado pelo apresentador André Marques.

Rede Record[editar | editar código-fonte]

A Rede Record exibiu versão nacional do programa PokerFace, O Jogador. Apresentado por Ana Hickmann e Britto Jr., O Jogador coloca pessoas comuns numa disputa de perguntas e respostas de conhecimentos gerais por um prêmio de R$ 50 mil.
No histórico recente da emissora está Roleta Russa, de Milton Neves, também de perguntas e respostas que, juntando o erro cometido com a falta de sorte, literalmente jogava os participantes "buraco abaixo".
Também na Record, Gilberto Barros apresentou o Quarta Total, gincana variada entre famosos; e, O Preço Certo, sob o comando do ator Juan Alba.

SBT[editar | editar código-fonte]

O SBT é a emissora brasileira com maior número de itens em seu histórico recente. Apenas apresentados pelo proprietário da emissora, Silvio Santos, estão Show do Milhão (anteriormente Jogo do Milhão), Family Feud, Roda a Roda, Pra Ganhar É Só Rodar, Topa ou Não Topa (que em uma temporada foi comandado por Roberto Justus), Você É Mais Esperto que um Aluno da Quinta Série?, Tentação, Qual é a Música?, Vinte e Um, Todos Contra Um, Bailando por um Sonho e Vamos Brincar de Forca. Mais antigamente, havia o Roletrando (que foi rebatizado anos mais tarde como Roda a Roda) e Mina de Ouro igualmente apresentados pelo empresário.
Passa ou Repassa, mistura de perguntas e respostas com gincana variada, foi comandado inicialmente por Silvio Santos e posteriormente por Gugu Liberato, Angélica e atualmente é apresentado por Celso Portiolli dentro do Domingo Legal.
Celso Portiolli apresentou outros game shows na emissora, como Curtindo uma Viagem e Curtindo com Reais.
Um outro programa de sucesso da emissora, Fantasia, também possuía diversos jogos dos quais os participantes, por telefone, participavam, com prêmios em dinheiro para quem obtivesse sucesso. O Fantasia teve, ao todo, 15 apresentadores diferentes nas quatro temporadas do programa. Ainda no SBT, foi apresentado, por Roberto Justus, o game show Um contra Cem, um jogo onde um participante enfrentava 100 pessoas no palco respondendo a perguntas sobre conhecimentos gerais.

Rede Bandeirantes[editar | editar código-fonte]

A Rede Bandeirantes apresentou, na década de 90, Melhor de Todos, com Daniel Filho, um game show de perguntas e respostas onde os participantes que não acertavam eram eliminados do jogo.
Nos anos 2000, a Band transmitiu A Grande Chance, de Gilberto Barros, onde quatro equipes representando as cores verde, azul, amarela e vermelha se enfrentam em provas de conhecimentos gerais onde os prêmios eram duas motocicletas e um automóvel, e, mais recentemente, Quem Fica em Pé? apresentado por José Luiz Datena.

RedeTV![editar | editar código-fonte]

A RedeTV! exibe o game Mega Senha, atualmente com Marcelo de Carvalho.
O Último Passageiro, foi apresentado por Mario Frias, e Três escolas inscritas disputavam uma viagem de formatura para o Club Med em Itaparica com tudo pago pela patrocinadora para 18 passageiros.
Estação Teen mistura de perguntas e respostas com gincana variada, foi comandado inicialmente por Dudu Surita e posteriormente por Restart.
Receita Pop O jogo tem duas duplas de chefs de cozinha anônimos que terão de preparar um prato principal e uma sobremesa em 20 minutos, com apenas 20 reais em ingredientes, comprados por consumidores na rede de supermercados Carrefour. A dupla de chefs vencedora leva um ano de compras grátis.

TV Cultura[editar | editar código-fonte]

A TV Cultura exibiu um dos primeiros game shows do Brasil: É Proibido Colar, entre 1981 e 1983.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal existe uma série de concursos televisivos, do género quizz show, a serem transmitidos actualmente nos canais em sinal aberto. Na RTP, O Preço Certo e Jogo Duplo; na SIC, Dia em Grande, A Roda da Sorte e Todos em Linha; e na TVI, Quem Quer Ganha e Sempre a Somar.