Games for Change

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
New logo - 06/19/11

Games for Change (Em inglês, "Jogos pela Mudança", também conhecido como G4C) é um movimento e uma Organização Não Governamental internacional dedicada à utilização de jogos eletrônicos para o desenvolvimento social[1].

O objetivo da organização é promover a educação, a diversidade cultural e a inovação em diversas áreas do conhecimento, entre elas osdireitos humanos, saúde, meio ambiente e infância[2].

Histórico[editar | editar código-fonte]

O movimento Games for Change nasceu durante a conferência Serious Issues, Serious Games ("Problemas sérios, jogos sérios"), realizada na Academia de Ciências de Nova York em 8 de junho de 2004[3].

A ONG foi fundada ainda em 2004, e passou a promover um festival anual de jogos eletrônicos com impacto social. Também criou o prêmio Games for Change, oferecido às melhores iniciativas no setor.

Em 2011, passou a atuar também na América Latina. Um grupo de pesquisa da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo adotou a iniciativa, em parceria com a Fundação Volkswagen e a AMD Foundation, entre outras entidades[4]. Tem representações também na Austrália, Europa e Coreia do Sul[5]. A primeira edição brasileira do festival aconteceu em dezembro de 2011, integrado à exposição interativa Game On, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo[6]. Em 2012, o festival fez parte do simpósio SBGames[7].

Referências

  1. Game ensina como sobreviver em tempos de crise. Revista Galileu
  2. Games for Change nesta semana. Memorial da América Latina, 12 de dezembro de 2012
  3. Serious Issues, Serious Games: The Non-Profit Perspective. Games for Change
  4. Games for Change | Latin America. Universidade Metodista
  5. Jogando por um mundo melhor. Ciência Hoje, 12 de dezembro de 2012
  6. Programação - MIS - Festival Games for Change 2011
  7. Games for Change. Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.