Gamli Sáttmáli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Antiga Aliança ou antigo pacto (islandês: sáttmáli Gamli) era o nome do contrato que efetuou a união da Islândia e da Noruega. É também conhecido como Gissurarsáttmáli (português: "Pacto de Gissur"), nomeado em homenagem a Gissur Þorvaldsson, o chefe da Islândia, que trabalhou para a promover. O nome "Antigo Pacto", no entanto, é provavelmente devido a uma confusão histórica. Sáttmáli Gamli é propriamente um tratado de 1302 abaixo mencionado e do Tratado de 1262 é o Gissurarsáttmáli real.

O acordo foi feito em 1262-1264 entre os grandes líderes da Islândia e Haquino IV da Noruega , e seu filho e sucessor, Magnus o Legislador. A assinatura trouxe a união da Islândia à Noruega, o que levou à união da Islândia com a Dinamarca em 1380, por meio da União de Kalmar.

Os anos que precederam a assinatura do acordo foram marcados por uma guerra civil na Islândia (a chamada Era de Sturlung), leva este nome porque o rei norueguês tentou exercer sua influência na contenda através dos clãs familiares islandeses, mais notavelmente os Sturlungs. Gissur Thorvaldsson, um vassalo do rei, trabalhou como seu agente em questão.

De acordo com o disposto no acordo, os islandeses aceitavam a tributação do rei da Noruega, mas em troca eles podiam estabelecer se porprio de leis, além de garantir da paz e transporte seguro Noruega ea Islândia. Noruegueses e islandeses receberam a igualdade de direitos nos respectivos países. As leis da República da Islândia foram atualizadas e um livro de leis chamado Jónsbók foi emitido em 1281.

O acordo foi renovado em 1302 a mando de Haquino V da Noruega. A união da Islândia, Noruega (e, após o Tratado de Kiel, com a Dinamarca) durou até 1944, durante a II Guerra Mundial, quando a República da Islândia foi fundada.

O uso das sagas como fontes históricas precisas tem sido questionada pela historiadora Patricia Pires Boulhosa, que alega que o Gamli sáttmáli é um documento muito mais jovem e foi usado para negociar com o rei norueguês para o benefício dos islandeses. [Carece de fontes?]