Gang Starr

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Predefinição:Info/Música/artistaccsssa

Gang Starr (também conhecido como "Little L") foi um influente grupo de hip hop da Costa Leste estadunidense integrado por Guru e DJ Premier. O grupo é conhecido por seu estilo único, que combina elementos do Jazz com o Hip Hop.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O grupo foi fundado em Boston em 1986 por Guru (então conhecido como Keithy E. The Guru), DJ 1,2 B Down, Mike Dee e vários produtores, como Donald D, J.V. Jonhson ou DJ Mark the 45 King contribuindo por fora. Em 1987 e 1988, Gang Starr lancou três 12" singles em vinil pelo lendário selo Wild Pitch Records.

Em 1989, o grupo dividiu-se e o único membro disposto a continuar sob o nome Gang Starr foi Guru. Ele logo entrou em contato com DJ Premier (então conhecido como Waxmaster C), DJ Premier lhe enviou uma fita com batidas (beats musicais) que aparentemente Guru gostou. Convidando DJ Premier para juntar-se ao recém-fundado grupo, e no mesmo ano lançaram seu primeiro single "Words I Manifest" junto com "No More Mr. Nice Guy" (1989). Nessa linha, o duo trabalhou junto em seis álbuns, e um disco duplo "Greatest Hits", além de inúmeros singles e colaborações em trilhas sonoras. Outra compilação "Greatest Hits" foi lançada após a saída do grupo do selo Virgin.

Durante sua atividade, Gang Starr foi um dos pioneiros do Rap da cidade de Nova Iorque. Seus álbuns, especialmente "Step In The Arena"(1991), "Daily Operation" (1992), "Hard To Earn" (1994) e "Moment Of Truth" (1998), são bem respeitados pelos críticos e "cabeças" do Hip Hop. A Faixa "Jazz Thing", apresentada na trilha sonora do filme de Spike Lee: Mo' Better Blues, ajudou a popularizar o Jazz Rap.

Gang Starr Foundation[editar | editar código-fonte]

Ambos os membros do Gang Starr tem raízes profundadas na cena Hip Hop de Nova Iorque, apesar de virem de Boston, Massachusetts (Guru) e Houston, Texas [Originalmente Nova Iorque] (DJ Premier), cada um tem trabalhado com inúmeros artistas.

O Gang Starr Fundation era um coletivo separado composto por membros que trabalharam em estreita colaboração com o grupo, até Guru acabar com o rótulo Ill Kid, o trabalho de produção de DJ Premier ou campanha de gerenciamento do Gang Starr era representado pela, Empire Management. O membro fundador foi Vinkar.

Estado Atual[editar | editar código-fonte]

O estado atual do grupo é desconhecido, nunca foi confirmado se ele ainda existe ou se dividiu. Em vez da emissão de um comunicado de imprensa adequada, ambos os membros têm feito muitas vezes contrárias declarações sobre eles próprios em vários veículos de impressa, rádio, televisão e magazines on-line.

Em 1 de setembro de 2005, Guru revelou em uma entrevista com o sohh.com que o grupo não existe mais, que acabou em vez de se dividir. Ele finalmente esclareceu os rumores que surgiram primeiro na turnê européia em 2003/2004 quando DJ Premier de repente voltou para os EUA e Guru continuou a turnê sob o nome do grupo com outro DJ. No entanto, em 21 de dezembro de 2005 em uma entrevista com a revista online allhiphop.com, DJ Premier disse que é mais uma longa pausa do que um fim. Em uma entrevista mais recente em de 20 de abril de 2006, com a revista online hoodstars.net, Guru afirmou que ele não iria trabalhar com os seus parceiros anteriores nunca mais. Em uma entrevista mais recente afirmou que Gang Starr atingiu o pico e que ele está fora do projeto. Para adicionar ainda mais confusão, DJ Premier disse em 21 de novembro de 2006 em entrevista com o XXL Online Magazine "Se eu confirmá-la, então é oficial. Se eu não confirmá-la, então ainda estamos juntos". Em 21 de setembro de 2007, ele também disse a Red Bull Music Academy; "Ele (Guru) é o único que disse que deveríamos fazer uma pausa… Se amanhã ele me chamar e dizer "estou pronto para voltarmos", eu estou pronto".

Morte de Guru[editar | editar código-fonte]

Após meses com sua saúde debilitada, Guru faleceu em 19 de abril de 2010, por complicações de um câncer.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ano Título Quadro de posições Cópias E.U.A.
U.S. Billboard Top 200 Top R&B/Hip-Hop Albums
1989 No More Mr. Nice Guy - #83 53,000
1991 Step in the Arena #121 #19 287,000
1992 Daily Operation
  • Lançamento: 5 de maio de 1992
  • Gravadora: Chrysalis/EMI Records
#65 #14 297,000
1993 Hard to Earn #25 #2 389,000
1998 Moment of Truth #6 #1 500,000
2003 The Ownerz #18 #5 191,000

Compilações[editar | editar código-fonte]

Ano Título Quadro de posições Cópias E.U.A.
U.S. Billboard Top 200 Top R&B/Hip-Hop Albums
1999 Full Clip: A Decade of Gang Starr #33 #11 500,000
2006 Mass Appeal: Best of Gang Starr - - -