Sternidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Garajau)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSternidae
Sterna caspia

Sterna caspia
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Laridae
Sternidae
Géneros
Ver texto

Sternidae é uma família de aves caradriformes, integrada nos larídeos pela taxonomia de Sibley-Ahlquist. O grupo inclui cerca de 44 espécies, conhecidas como andorinha-do-mar, gaivina e garajau, 24 das quais com presença na América do Sul.

Os esternídeos são aves de médio porte, com 25 a 50 cm de comprimento. Têm asas compridas e ponteagudas, cauda relativamente grande, bicos finos e patas diminutas. A sua morfologia geral está bem adaptada a um modo de vida activo e a um vôo rápido. As gaivinas e garajaus alimentam-se de peixes, que pescam em vôos picados sobre a superfície dos oceanos. A maioria das espécies pode ser encontrada em habitats litorais e é migratória.

As gaivinas e garajaus são aves gregárias, que nidificam em locais pouco acessíveis, principalmente ilhas nas orlas costeiras. As colónias são muito numerosas, barulhentas e repletas de actividade dos vários casais. O ninho, muito simples, é uma pequena depressão no solo revestida de material vegetal. Cada postura inclui 3 a 4 ovos, geralmente abandonados em caso de perturbações externas.

A plumagem do grupo é monótona, em tons de preto, cinzento e branco. As espécies são muito semelhantes entre si, o que complica a observação, e possuem plumagem de acasalamento e diversos estádios juvenis.

Géneros[editar | editar código-fonte]

Parte da família Laridae

Algumas espécies[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sternidae