Gardnerianismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiccan five elements 1.PNG

A Wicca Gardneriana é uma Tradição de Mistérios, Iniciática e de transcendência, por isto é voltada para o desenvolvimento interior de cada um. É um caminho sacerdotal e iniciático, uma Tradição que não aceita ou reconhece auto-iniciações.

Essa Tradição é passada oralmente, incluindo as suas leis, procedimentos e fundamentos, culminando em ritos. Os seus iniciados servem aos Deuses por meio das antigas práticas, sendo guiados por ancestrais, seguindo um caminho religioso calcado no serviço à Deusa das Estrelas e seu Divino Consorte, amante e filho, o Deus de Chifres, exercendo o Sacerdócio dos Antigos de acordo com a tradição de ancestralidade de seu Clã.

Os membros da Tradição Gardneriana remontam a sua linhagem a uma das Altas Sacerdotisas iniciadas por Gerald B. Gardner, entre as quais, as mais famosas são:

  • Ameth (Doreen Valiente)
  • Dayonnes (nunca permitiu divulgar o seu nome civil)
  • Tanith (Lois Bourne)
  • Thelema (Patricia Crowther)
  • Artemis (Eleonor 'Rae' Bone)
  • Olwen (Monique Wilson)

No entanto, não podemos levar em conta o que Doreen Valiente costuma falar sobre Gardner, como pode ser observado na obra 'Fifty Years of Wicca' de Frederic Lamond [1].

A prática da Wicca Gardneriana é restrita aos covens imbuídos da chamada ancestralidade. A razão disso é que o BoS Gardneriano verdadeiro se mantêm em sigilo, sendo passado de Altos Sacerdotes para iniciados, e sua informação só se torna completa para a correta execução dos rituais quando unida ao conhecimento oral passado de Altos Sacerdotes a iniciados.

O conhecimento oral transmitido nunca poderá ser escrito, pois ele é a consolidação do aprendizado sobre inúmeras técnicas e práticas. Sendo assim, fica impossível transcrevê-lo em explicação teórica, uma vez que ele pode variar imensamente (conforme a situação, pessoa, etc). Rick Johnson (Alto Sacerdote do Coven Desert Henge) conseguiu exemplificar esse ponto muito bem:

"Posso fazer figuras da posição de Karate, de como quebrar um pedaço de madeira; posso descrever em todos os aspectos, porém só olhando para a mão do aluno vou poder verificar e explicar a posição exata, explicar sobre a intensidade da força e corrigir algum eventual erro."

Oficialmente, só um Gardneriano pode formar outro Gardneriano, sendo a transmissão de conhecimento essencial, e o respeito às polaridades onde um homem inicia uma mulher e esta inicia um homem.

A Wicca Gardneriana é uma religião de mistérios, romântica e erótica, transmitida formalmente a partir de um ritual de iniciação; conseqüentemente não é possível revelar exatamente como é praticada. É de domínio público que muitas vezes é celebrada com os participantes "Vestidos de Céu", ou seja, praticando a nudez ritual, uma vez que acreditam que o corpo humano emana poder. Evocam-se os poderes dos elementos, traça-se o círculo e, com os quatro elementos, purifica-se esse espaço sagrado e os participantes. Celebram-se os Sabás, Esbás e fazem-se reuniões, invocando os Deuses para honrarem esses rituais com a sua presença. O clímax dos rituais ocorre no momento do Grande Rito, no qual o casal de Alto Sacerdotes dirigentes de um Coven, cada qual canalizando a divindade correspondente ao seu gênero, opera um rito secreto e privado, cujo objetivo é a união mística, sexual, e amorosa da Deusa das Estrelas e o Deus de Chifres. Ao final, desfaz-se o círculo e restaura-se o espaço do mundo profano. Os participantes procuram interagir com a natureza ao seu redor e consigo próprios, através das técnicas que lhes foram transmitidas.

A Wicca Gardneriana é praticada desde Gardner, que a apresentou publicamente após o fim das leis britânicas anti-bruxaria, e com intento de preservar a Arte, unindo os conhecimentos que adquiriu no Coven de New Forest, como sobrevivência das práticas dos Covens de Old Pickingill(Existem opiniões diversas, mas evidências significantes.[2]). Também é destacável seu vasto conhecimento e participação em outras ordens de misticismo Ocidental.

Somente por meio da iniciação, realizada por uma/um postulante à Wica Gardneriana e um/a Alto/a Sacerdote/isa devidamente iniciado/a e preparado/a na Tradição Gardneriana, é que pode ser formado um novo membro da Tradição Gardneriana. Assim, por meio da rede de linhagens de iniciações, que ligam todos os Gardnerianos até Gardner, os gardnerianos podem se reconhecer e manter a qualidade de seus ensinamentos tradicionais ao longo das gerações de iniciados.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]