Garfagnana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista de Barga com os Alpes Apuanos ao fundo.

Garfagnana é uma região histórica da Itália, hoje incluída na província de Lucca nos Apeninos, no noroeste da Toscana, que antes da unificação italiana pertencia ao Ducado de Módena e Reggio, governado pela família Este. Por um curto período, no século XVI, a Garfagnana foi governeda pelo poeta Ludovico Ariosto. É das regiões com maor pluviosidade na Itália, pelo que grande parte é área florestal (principalmente Castanheiros, Carvalhos e Pinheiros).

Características da região[editar | editar código-fonte]

Localizada entre os Alpes Apuanos (famosos pela produção de mármore) e os Apeninos, a Garfagnana é uma região montanhosa da Toscana, por oposição às restates regiões toscanas que, em geral, são de menor altitude e mais planas. Os Castanheiros, muito comuns na região, foram durante muito tempo, a base da economia da região e, apesar de uma epidemia registada e da introdução do pinheiro para limitar os efeitos da erosão, a população de carvalhos está actualmente a recuperar.

A região é também conhecida pela produção de trigo (farro) e pelos conhecidos cogumelos porcini.

A capital da região é Castelnuovo di Garfagnana.

Economia[editar | editar código-fonte]

A região é prioritariamente agrícola, embora now últimos anos o agro-turismo se tenha acentuado, gem como no estabelecimento de case rurais de férias, sue incentivaram a economy local.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Garfagnana».