Garry's Mod

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Garry's Mod
Motor Source Engine
Plataforma(s) Windows
Mac OS X
Linux
Gênero(s) Vários, incluindo RPG e não-linear
Modos de jogo Single Player e Multiplayer
Número de jogadores 1-128

Garry's Mod ou GMOD é um jogo do estilo sandbox que permite ao jogador manipular objetos e fazer experimentos letais e não-letais.

Garry's Mod só funcionava se o jogador em questão possuísse um jogo baseado no motor Source instalado no seu computador, como Half Life 2 ou Conter Strike: Source GO (Global Offensive). Isto garantia que o Garry's Mod ou gmod possuía o necessário para ser rodado. Hoje em dia não é mais necessário um jogo com motor Source, pois não é considerado mais uma modificação, e sim, um jogo. A versão considerada uma modificação pode ser comprada em pacotes junto à outros jogos Source via Steam ou separadamente.

Sobre o jogo[editar | editar código-fonte]

Garry's Mod foi criado em 2005 por Garry Newman. Começou como uma modificação que permitia aos usuários atar coisas juntas. Desde tal, o jogo ganhou mais doze versões, adicionando mais e mais ferramentas até ele se tornar o jogo do estilo sandbox que é hoje. Com a décima versão, o número que indicava a versão foi retirado, tornando-se simplesmente "Garry's Mod" A versão atual de Garry's Mod recebe updates regulares através do serviço Steam da Valve. Garry's Mod foi disponibilizado para compra no Steam desde 29 de Novembro de 2006. É tratado como um jogo pelo próprio Steam, e não somente uma modificação. Em 24 de outubro de 2012, foi lançada oficialmente a versão 13 do Jogo, trazendo diversas modificações e melhorias.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Garry's Mod permite aos jogadores manipular objetos de qualquer jogo feito no motor Source instalado no computador (ou criado pela comunidade) usando a Physics Gun ou Physgun, uma versão azul da Gravity Gun de Half-Life 2 (o mesmo modelo da Super Gravity Gun do final de Half-Life 2 e algumas partes de Episode One) que permite que os objetos sejam pegos de qualquer distância, ajustados no ar e congelados no lugar. Uma segunda arma multi-tarefa chamada Tool Gun pode executar várias tarefas como atar objetos juntos com cordas, criar lâmpadas, luzes e bombas, portas e o que mais a comunidade fizer. Mas a antiga Gravity Gun ainda esta incluida no game

Sendo assim, o jogo não possui história e não é de modo algum linear.

Construção[editar | editar código-fonte]

Garry's Mod possui ferramentas para unir objetos juntos de várias maneiras diferentes. Usando essas ferramentas, os jogadores podem fazer invenções funcionais.

O exemplo mais simples é um carro. O jogador invoca um objeto para ser usado como o corpo do carro e então adiciona a ele rodas.

Outros exemplos são os fortes ou castelos que podem ser criados. Além de vários outros que pode ser criado se o jogador possuir um dos vários "mods" como por exemplo: Stargate mod, wiremod e muitos outros.

Há também uma ferramenta que permite que jogadores compartilhem suas engenhocas com a comunidade Steam na forma de Dupes, que podem ser facilmente encontrados na Workshop

Poses[editar | editar código-fonte]

Uma das funções mais conhecidas de Garry's Mod é a possibilidade de mudar as poses e as expressões faciais dos personagens, o que possibilita a criação de histórias em quadrinhos e animações

Uma das maiores histórias em quadrinhos feitas até hoje com o jogo é Concerned - que mostra a jornada de Gordon Frohman (O nome é uma piada com Gordon Freeman, personagem principal do jogo Half Life 2) através da City 17 e do mundo de Half Life 2.

Modos de Jogo[editar | editar código-fonte]

Garry's Mod possibilita jogar em diversos Modos de jogo, tais como Prop Hunt, Zombie Survivor, Corrida dos macacos, Sandbox,Trouble in Terrorist Town, Jailbreak, Murder e Role-Play, alguns Jogadores criam seus próprios Modos de Jogo.

Conteúdo criado por usuários[editar | editar código-fonte]

Garry's Mod possui uma implementação da linguagem de programação Lua, que permite aos usuários criar suas próprias armas, entidades, modos de jogo ou outras modificações. Alguns estilos de jogo podem mudar completamente o gênero do jogo, como os citados acima. Os servidores de Garry's Mod automaticamente transferirá ao jogador os arquivos e conteúdo necessários para rodar o tipo de jogo quando ele se conectar. O jogo possui um website oficial para essas criações da comunidade. Se um arquivo é impraticavelmente grande para o servidor transferir, o jogo recusará a transferência e o jogador terá que baixar o arquivo do website mencionado.

Requerimentos[editar | editar código-fonte]

Mínimo: Processador Pentium 4 (3.0GHz, ou melhor), 1GB RAM, Placa de vídeo com suporte a DirectX® 9, Windows® Vista/XP/2000, Mouse, Teclado, Conexão com a Internet,

Recomendado: Processador Pentium 4 (3.0GHz, ou melhor), 1GB RAM, Placa de vídeo com suporte a DirectX® 9, Windows® Vista/XP/2000, Mouse, Teclado, Conexão com a Internet

Garry's Mod é criticado por seu alto requerimento de memória RAM. Isto não é uma falta específica do jogo, pois vários jogos do estilo sandbox colocam os conteúdos do mapa na RAM, pesando o jogo. Jogabilidade travada pode ser evitada fazendo uma construção com o mínimo de interações possível (usar propriamente as ferramentas do jogo para reduzir o acúmulo de cálculos físicos).

O mínimo oficial de RAM são 512MB, apesar da comunidade Garry's Mod recomendar ao menos 1GB para jogabilidade otimizada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.