Gary Cherone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gary Cherone
Informação geral
Nome completo Gary Francis Caine Cherone
Nascimento 26 de Julho de 1961 (52 anos)
Origem Malden, Massachusetts
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hard rock
Heavy metal
Funk metal
Glam metal
Rock industrial
Período em atividade 1979 - atualmente
Afiliação(ões) Extreme
Van Halen
Tribe of Judah
Página oficial http://www.cherone.com

Gary Cherone (26 de Julho de 1961, Malden, Massachusetts) é um cantor norte-americano, melhor conhecido pelo seu trabalho na banda Extreme e por sua passagem pelo Van Halen. Seu nome completo é Gary Francis Caine Cherone.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Veterano da cena rock 'n' roll de Boston, Gary apareceu sob os holofotes como o vocalista da multi-platinada banda Extreme em 1989. Conhecidos pela sua música de arranjos trabalhados, Extreme teve vários hits, incluindo o top 5 "Hole Hearted" e o #1 em vários países, "More Than Words". Com isso eles venderam 10 milhões de discos ao redor do planeta (total aproximado da carreira).

Depois que o Extreme se dissolveu em 1996, Gary aceitou um convite para substituir Sammy Hagar como o vocalista da legendária banda de rock Van Halen. Com o Van Halen Gary gravou o disco VH III, que não teve o sucesso de vendas que a gravadora esperava. A turnê nos EUA em 1998, no entanto, foi muito boa para a banda e para o público, lotando todas as casas onde tocaram. Devido a pressões da gravadora, Cherone eventualmente deixou o Van Halen para formar a banda moderna de hard rock Tribe of Judah.

A lista de pontos altos em sua carreira também inclui ter cantado à frente do Queen no Tributo a Freddie Mercury em 1992 (uma performance que foi transmitida para mais de oitenta países e foi vista por mais de um bilhão de pessoas) e passagens pelo teatro musical, incluindo os papéis principais em produções de Jesus Christ Superstar.

Em seu último trabalho inédito, um EP chamado "Need I say more", Cherone colaborou com a equipe de produção Nero. A nova música de Cherone é um híbrido de soul, pop, rock e folk.

Em 2006, Gary se reuniu aos antigos companheiros do Extreme para alguns shows no Nordeste dos Estados Unidos.

No mesmo ano Gary participou do Amazing Journey, tributo do baterista Mike Portnoy (Dream Theater) ao The Who, que contou com a participação de Billy Sheehan no baixo e Paul Gilbert na guitarra, ambos membros originais do Mr. Big. Desde então tem continuado a tocar covers do The Who na banda Slipkid, junto a seu irmão Markus Cherone, ao antigo baixista do Extreme Paul Mangone e outros amigos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Extreme[editar | editar código-fonte]

Van Halen[editar | editar código-fonte]

Tribe of Judah[editar | editar código-fonte]

Solo[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]