Gary Rossington

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gary Rossington
Informação geral
Nome completo Gary Robert Rossington
Nascimento 4 de dezembro de 1951
Origem Jacksonville, Flórida
País Estados Unidos Estados Unidos
Gênero(s) Southern rock, Hard rock, Blues-rock
Instrumento(s) Guitarra
Modelos de instrumentos Gibson Les Paul
Gibson SG
Período em atividade 1964 - presente
Gravadora(s) MCA, Atlantic, Capricorn, SPV, CMC, Sanctuary, Universal
Afiliação(ões) Lynyrd Skynyrd
The Rossington-Collins Band
The Rossington Band

Gary Robert Rossington (Jacksonville, Flórida, 4 de dezembro de 1951) é um membro fundador da banda de Southern rock Lynyrd Skynyrd. Gary é o guitarrista líder e toca guitarra rítmica ou guitarra base. Ele também é um membro fundador da banda The Rossington-Collins Band, juntamente com o ex-guitarrista e falecido Allen Collins.

Carreira Musical[editar | editar código-fonte]

Na adolescência, Gary Rossington formou o Lynyrd Skynyrd junto com seus amigos Ronnie Van Zant, Allen Collins, Larry Junstrom e Bob Burns, no Verão de 1964. A banda ganhou exposição nacional no início de 1973 com o lançamento do seu primeiro álbum (Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd) e do hit "Free Bird".

Na liderança das guitarras do Lynyrd Skynyrd, Rossington conduziu trabalhos memoráveis, como na liderança da música "Tuesday's Gone", e os efeitos distorcidos de "Free Bird". Rossington também fez trabalhos com violão, na canção "Simple Man". Gary Rossington era uma exímio guitarrista que tocava guitarra solo e base.Foi responsável pela condução e organização de diversas músicas sempre muito semelhantes as versões originais.

Acidente Automobilístico[editar | editar código-fonte]

Em Setembro de 1976, Rossington esteve envolvido em um acidente de carro. Ele havia acabado de comprar novo Ford Torino, quando bateu em uma árvore estando sob a influência de drogas e álcool. A banda estava em turnê, e tiveram que adiar as apresentações devido ao acidente de Rossington. Os membros da banda não gostaram da conduta de Rossington, e o multaram em $ 5.000 por causa do atraso causado à banda na turnê. O vocalista Ronnie Van Zant e o guitarrista Allen Collins escreveram uma canção "That Smell", baseada no acidente Rossington e de seu estado de influência de drogas e álcool no momento.

"Thath Smell" acabou se tornando um sucesso para os fãs da banda. Após o acidente, Ronnie Van Zant percebeu que as drogas e o álcool estavam afetando sua banda, e resolveu proibir o uso destas substâncias, aplicando uma rigorosa restrição "não drogas / álcool" durante todas as futuras apresentações da banda.

O Acidente Aéreo[editar | editar código-fonte]

Rossington foi um dos membros do Lynyrd Skynyrd que sobreviveu ao acidente de avião perto de Gillsburg, Mississippi, em 20 de outubro de 1977, que tirou a vida do vocalista Ronnie Van Zant, do guitarrista Steve Gaines, de sua irmã Cassie Gaines (back vocals) e três outras pessoas. No acidente ele quebrou os dois braços e a perna direita, e também teve pulmão e fígado perfurados.

The Rossington-Collins Band[editar | editar código-fonte]

Em 1975, Gary foi co-fundador da The Rossington-Collins Band juntamente com seu amigo Allen Collins. A banda lançou dois discos, mas foi dissolvida em 1982 após a morte da esposa de Allen Collins, Kathy.

Vida Atual[editar | editar código-fonte]

Gary Rossington ainda toca na atual formação do Lynyrd Skynyrd. Ele é o único membro da formação original do Lynyrd Skynyrd que permanece na banda.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Gary Rossington e sua esposa Dale Krantz Rossington tiveram duas filhas, Mary e Annie. O seu projeto secundário, a Rossington Band, gravou os seguintes álbuns: Returned to the Scene of the Crime, 1986 e Love Your Man em 1988.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre guitarristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.