Gaspard Mermillod

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Cardeal Mermillod

Gaspard Mermillod (Carouge, Suíça 22 de setembro de 1824 - Roma,23 de fevereiro de 1892) foi bispo de Lausana e Genebra, criado Cardeal da Igreja Católica Apostólica Romana pelo Papa Leão XIII, no concistório de 23 de junho de 1890.

Durante a Kulturkampf levada a efeito por Bismarck desenvolveu-se uma campanha anti-religiosa, fonte de múltiplas perseguições religiosas. Nesta época as ordens religiosas católicas são expulsas e Monsenhor Gaspard Mermillod, então Vigário Apostólico, é exilado.

Juntamente com Maria de Sales Chappuis fundou a congregação feminina das Oblatas de São Francisco de Sales para a proteção de meninas pobres trabalhadoras. De 1884 a 1889 ensinou na "União católica de estudos sociais e econômicos" (Katholische Union für Sozialstudien und Wirtschaftsstudien), fundada por ele.

Foi um dos precursores da moderna Doutrina Social da Igreja teve a oportunidade de ver promulgada a encíclica Rerum Novarum.

Seus escritos foram publicados em tres volumes em 1893 por Grospellier em Paris.

Vide também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.