Gato de olho ímpar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um gato de olho ímpar
Exemplo de gato de olho ímpar

Gato de olho impar (também chamado gato de olhos bicolores)[1] é o nome que se dá a gatos com a anomalia genética da heterocromia. Geralmente os olhos da espécie variam entre um olho azul e outro amarelo, verde ou laranja. Este fenômeno ocorre comumente em gatos brancos, porém pode-se encontrar raramente em gatos de outras cores.

Causa[editar | editar código-fonte]

A coloração dos olhos desse tipo de gato ocorre em gatos com o gene branco dominante, que mascara qualquer outro gene de cor e voltas. Completamente um gato branco, ou com o Gene Branco Manchante (também responsável pelas manchas nos dálmatas). Esta característica genética inibe que os grânulos de pigmentos alcancem um olho durante o desenvolvimento, assim o gato apresenta um olho azul ou verde e outro amarelo ou laranja.

Filhotes[editar | editar código-fonte]

Todos os gatos filhotes possuem olhos azuis, e é difícil perceber quando este possui olho ímpar. O tom do azul do olho do gato de olho ímpar é diferente em um dos olhos. A cor dos olhos do gato, em geral, muda conforme o crescimento, de azul para verde, de verde para amarelo e de amarelo para laranja, podendo parar em qualquer que seja a cor determinada para a fase adulta.

Surdez nos gatos de olho ímpar[editar | editar código-fonte]

Por volta de 60% e 70% dos gatos de olho ímpar podem ouvir. Cerca de 10 a 20% dos gatos brancos normais nascem surdos ou ficam surdos com o processo de envelhecimento felino. Gatos brancos com um ou dois olhos azuis têm maior tendência a ter surdez genética, com o gene branco causando ocasionalmente a degeneração da cóclea alguns dias após o nascimento.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre gatos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.