Gauteng

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Localização da província de Gauteng

A província de Gauteng foi formada em 1994 com a região central da anterior província do Transvaal, onde se encontra a capital da África do Sul, Pretória, e a cidade de Johannesburg, sua capital e também a capital económica do país. A sua designação foi, até 1995, Pretória-Witwatersrand-Vereeniging.

O seu nome é uma palavra da língua Sesotho que significa lugar do ouro, referindo-se à importante indústria que se desenvolveu nesta região, a seguir à descoberta de filões daquele metal, em 1886, no Witwatersrand. A palavra em Sesotho, por sua vez, deriva da palavra em africânder "goud" (ouro) com o sufixo locativo "ng." A primeira letra da palavra pronuncia-se duma forma gutural, semelhante ao "ch" na palavra alemã "achtung", que é a pronúncia normal da letra G naquelas duas línguas africanas.

Gauteng é a menor província da África do Sul, com uma área de 17 010 km² e a mais populosa do país, com 8 837 172 de habitantes (em 2001).

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Gauteng está subdividida em três municípios metropolitanos e três municípios distritais; estes últimos subdividem-se por sua vez em nove municípios locais e uma zona de gestão distrital.

Ícone de esboço Este artigo sobre a África do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.