Gauvain

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Sir Gauvain (Howard Pyle)

Gauvain (também Gawain) é uma das personagens das obras literárias inseridas no Ciclo Arturiano. A personagem é muitas vezes designada por Gawain, variante do seu mais comum nos países anglo-saxónicos, aí normalmente precedida pelo título Sir. Nas versões medievais portuguesas das histórias arturianas, era comum traduzir o nome da personagem para Galvão e precedê-lo pelo título Dom.

Lenda e literatura[editar | editar código-fonte]

Gawaine é muitas vezes descrito como sendo sobrinho do rei Artur, filho de Morgause e irmão de Gaheris, Gareth, Agravaine e Mordred. Possuía um comportamento muito irritadiço, como pode-se constatar em Layamon, onde, quando Artur descobre a traição de Lancelot e Guinevere, Gawaine declara que vai enforcar Mordred com suas próprias mãos e que Guinevere deve ser despedaçada por cavalos selvagens. Outra passagem, descrita por Thomas Malory, onde se pode visualizar o caráter persistente de Gawaine, é mostrada quando do cerco ao castelo de Lancelot. Lancelot, que durante a fuga com a rainha mata Gaheris e Gareth, afirma que a acusação de traição contra ele é falsa e que o julgamento por combate havia mostrado que ele estava certo. Arthur poderia até perdoá-lo, mas Gawaine não deixa que isso ocorra. O clímax da história é a luta entre Gawaine e Lancelot. A luta é interessante, pois mostra vestígios de uma história muito antiga.

Guawaine tem uma peculiaridade que lhe permite ganhar força física no período que vai das nove da manhã até ao meio-dia. Malory diz que isso era um presente de um homem santo, mas é claro que, originalmente, Gawaine era um adorador do "deus-sol". A despeito desta vantagem, Lancelot simplesmente resiste nas horas de força de Gawaine e, quando elas declinam, lança-o à terra. Por duas vezes essa luta sobrenatural acontece e a cada vez que Gawaine é jogado no chão, chama Lancelot para continuar a luta.

Uma das obras medievais mais célebres com o personagem é Sir Gawain e o Cavaleiro Verde, poema aliterativo em inglês médio escrito no século XIV.