Gavião-caramujeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGavião-caramujeiro
Rostrhamus sociabilis sitting.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes[1]
Falconiformes
Família: Accipitridae
Género: Rostrhamus
Espécie: R. sociabilis
Nome binomial
Rostrhamus sociabilis
(Vieillot, 1817)

O gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis), também chamado gavião-de-uruá e gavião-pescador[2] , é um gavião paludícola, da família dos acipitrídeos, exclusivamente malacófago (isto é, alimenta-se exclusivamente de moluscos), encontrado em locais pantanosos da América tropical e temperada. A espécie mede cerca de 41 cm de comprimento. Possui bico muito adunco. O macho tem coloração cinza-ardósia, cauda com base branca, cera e pés laranja; a fêmea e o imaturo têm faixa supra-ocular e garganta esbranquiçadas e lado inferior barrado de creme. É uma espécie dependente da existência do molusco aquático chamado aruá (gênero Pomacea, família Ampullariidae), seu único alimento.

Características[editar | editar código-fonte]

Mede cerca de 41 cm de comprimento. O macho é todo preto e a fêmea tem a parte superior amarronzada, a região frontal da cabeça esbranquiçada e a parte inferior creme com manchas e listras marrons.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Alimenta-se quase exclusivamente de grandes caramujos aquáticos chamados aruás. Utiliza o bico curvo para retirar as partes moles dos caramujos, deixando cair a casca vazia. Captura os aruás executando um voo rasante sobre os pântanos, pegando-os no chão com apenas um dos pés e empoleirando-se para comer. Ocasionalmente, em algumas regiões, como no Pantanal de Mato Grosso e na Venezuela, alimenta-se também de pequenos caranguejos.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Seus ninhos, feitos em colônias, são plataformas frágeis localizadas entre 1 e 4 metros de altura, em arbustos ou árvores sobre a água. Põe 2 ou 3 ovos brancos com manchas marrons.

Commons
O Commons possui multimídias sobre Gavião-caramujeiro

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Vive em grupos.

Distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]

Todas as regiões brasileiras onde haja pantanais e alagados, nos quais é localmente comum. Encontrado também dos Estados Unidos (Flórida) e México até a Argentina e Uruguai.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Raptors (em inglês). IOC World Bird List. Página visitada em 15 de Outubro de 2010.
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p. 841.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Gavião-caramujeiro
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.