Gavião-de-cauda-curta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaButeo brachyurus

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes[1]
Família: Accipitridae
Gênero: Buteo
Espécie: B. brachyurus
Nome binomial
Buteo brachyurus
Vieillot, 1816
Distribuição geográfica

Sinónimos
  • Buteo fuliginosus

Buteo brachyurus (Vieillot, 1816), conhecido popularmente como gavião-de-cauda-curta, bútio-de-cauda-curta[2] é uma ave de rapina da América, da família Accipitridae, que inclui também as águias e abutres do Velho Mundo.

Tem cerca de 40 cm de comprimento com uma envergadura de 90 cm. Os machos pesam em média 400 g e as fêmeas 500 g, mas os sexos são indistinguíveis. Tem asas arredondadas e uma cauda larga. Sua voz é um grito estridente. Ocorre nas Américas tropical e subtropical do sudeste do Brasil e norte da Argentina, na América Central e no sul da Flórida. Caça em voo alto, muitas vezes nas fronteiras entre as áreas arborizadas e abertas, alimentando-se principalmente de aves menores.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

São reconhecidas duas subespécies:[3]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Raptors». IOC World Bird List (em inglês). Consultado em 13 de Outubro de 2010 
  2. Aves do Mundo. 26 de dezembro de 2021 https://avesdomundo.info/todas-as-paginas//. Consultado em 5 de abril de 2024  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  3. «gavião-de-cauda-curta (Buteo brachyurus) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 13 de setembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.