Gaviidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gavia)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMobelhas
Gavia immer
Gavia immer
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gaviiformes
Wetmore & Miller, 1926
Família: Gaviidae
Coues, 1903
Género: Gavia
Forster, 1788
Espécies
ver texto

Gaviidae (Gaviídeos)[1] é a única família da ordem Gaviiformes e contem apenas o género Gavia e as suas cinco espécies. Também chamadas mobelhas,[2] estas aves aquáticas habitam sobretudo lagos de água doce e rios, podendo deslocar-se para zonas costeiras durante a época de reprodução. A sua distribuição geográfica está limitada ao Norte da Europa e América do Norte.

Exteriormente, as mobelhas assemelham-se a patos, embora não sejam de todo relacionadas com a ordem Anseriformes. A sua plumagem é preta, branca e cinzenta, e nalgumas espécies apresenta padrões reticulados muito complexos. O bico tem uma forma distintiva de lança. Outra diferença importante é a estrutura óssea, bastante densa quando comparada com outras aves.

As mobelhas alimentam-se de peixes, moluscos e crustáceos, que caçam debaixo de água em mergulhos. São excelentes nadadoras mas deslocam-se em terra com grande dificuldade. As suas asas estão bem adaptadas ao voo e podem percorrer longas distâncias pelo ar. No entanto a fase de descolagem e aterragem é complicada e requer, como nos aviões, uma “pista” sobre a água de algumas centenas de metros. As mobelhas falham frequentemente a descolagem, tendo, nestes casos, de voltar atrás e iniciar de novo a corrida sobre a água. Os acidentes espalhafatosos, mas inócuos, são vulgares quando pousam. As mobelhas formam casais monogâmicos durante toda a vida e podem chegar aos 30 anos de idade.

A mobelha-grande é a ave nacional do Canadá e está representada nas moedas de 1 dólar canadiano, que recebem na gíria local o nome de loonie (de loon, mobelha no inglês das Américas).

Espécies[editar | editar código-fonte]

Nota: as espécies marcadas com P já foram avistadas em Portugal durante o período de invernada.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies


  1. S.A, Priberam Informática. «Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Consultado em 2 de março de 2024 
  2. S.A, Priberam Informática. «Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Consultado em 2 de março de 2024