Jogos Gays

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gay Games)
Cerimônia de encerramento do gay games 2006

Os Jogos Gays são o maior evento cultural e desportivo voltado para atletas, artistas, músicos, entre outras pessoas associadas à comunidade LGBT.[1] Todavia, dele participam pessoas de diversas orientações sexuais e níveis desportivos diferentes. Originalmente nomeado como Olimpíadas Gays, teve início em São Francisco em 1982, a partir de uma ideia concebida por Tom Waddell, cujo objetivo foi de promover o espírito de inclusão e participação, bem como a busca do crescimento pessoal num evento desportivo. O evento mantém muitas semelhanças com os Jogos Olímpicos, incluindo a chama olímpica do Gay Games, que é acesa no começo das premiações.[2]

Os Jogos Gays são abertos para as pessoas participarem, sem restrição a orientação sexuais e Identidade de gênero. Não existem padrões de qualificação para participar nas competições. O evento reúne pessoas do mundo inteiro, sendo que muitas dessas advêm de países que criminalizam a homossexualidade.

O evento é muito criticado, pois na visão de alguns os gays estão a juntar-se apenas com pessoas da mesma orientação sexual, pois os jogos Olímpicos não fazem restrição à orientação sexual dos participantes. Muitos levantam o facto dos gays gostarem de uma "olimpíada exclusiva" o que enfraquece a pretensa luta contra o preconceito e a discriminação.

A Federação dos Jogos Gays (FJG) é o órgão base do evento.

Gay Games de Chicago

Cidades-sede[editar | editar código-fonte]

Jogos Gays de Amsterdã em 1998[editar | editar código-fonte]

Competidoras do jogos de 1998

Jogos Gays de Sydney em 2002[editar | editar código-fonte]

Sydney ganhou a disputa de sediar os jogos de 2002 concorrendo com as cidades de Montreal, Toronto, Long Beach / Los Angeles, e Dallas.

Jogos Gays de Chicago em 2006[editar | editar código-fonte]

Gay Games VI ocorreu em Chicago, EUA, de 15 de julho até 22 de Julho entre muitas controvérsias.

Jogos Gays de Cologne em 2010[editar | editar código-fonte]

Gay Games VIII ocorreu em Cologne, Alemanha, de 31 de julho a 6 de agosto de 2010. Cologne foi selecionada durante o encontro anual da FJG que ocorreu em Chicago em 14 de novembro de 2005. Ele marca a segunda vez em que o evento foi realizado na Europa, tendo o primeiro ocorrido em Amsterdã no ano de 1998.

No dia 16 de março do mesmo ano, a Federação dos Jogos Gays (FJG) anunciou que os candidatos favoritos para o evento em 2010 (Gay Games VIII) eram Cologne, Johannesburg, e Paris.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Tom Waddell, o fundador dos Gay Games, queria que os jogos se chamassem "Olimpíadas Gays," todavia uma ação na justiça movida três dias antes do evento, em 1982, fizeram-no mudar o nome dos jogos.[3]

Os organizadores do evento foram processados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelo Comitê Olímpico dos EUA, (USOC). A lei Amateur Sports Act de 1978, deu exclusividade ao USOC dos direitos da palavra Olimpíada, ou em inglês "Olympics" dentro dos Estados Unidos. Os defensores afirmaram que a lei deveria ser corretamente aplicada, pois se os Nebraska Rat Olympics e os Police Olympics não podiam usar o termo, os jogos gays também não o poderiam.[4]

Algumas autoridades, como Jeff Sheehy, co autor da lei de San Francisco que trata de direitos civis gays e antigo presidente da "Harvey Milk Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender Democratic Club" , acredita que a homofobia é a motivadora da ação judicial. Ele cita a autorização de uso da palavra "Olympics" nos Special Olympics e em outras organizações, sendo isso um forte indicio de homofobia.[4]

Outros defensores do COI, como Daniel Bell, afirma que através da historia do COI a instituição usou ações judiciais contra o uso do termo, não sendo os Gay Games os únicos alvos destas. Desde 1910, o COI tem tomado medidas, inclusive judiciais, para proibir que outras organizações usem o termo "Olympics."[5]

Até mesmo a FIFA toma atitudes parecidas na defesa do termo World Cup, sendo que o SBT, foi até proibido de usar o termo em suas vinhetas nos intervalos durante a copa de 2010.[6]

Em 2009, um documentário chamado "Claiming the Title: Gay Olympics on Trial" foi produzido e exibido em diversos festivais de filmes. O assunto sobre o termo Olimpíadas também foi levantado por um curta de David Sector, chamado "Take the Flame! Gay Games: Grace Grit & Glory".

Nos anos seguintes à ação judicial, os Jogos Olímpicos e os Gays Games diminuíram as suas hostilidades e começaram a trabalhar juntos, como em campanhas contra o HIV nos Gay Games de Nova Iorque em 1994 e nos Jogos de Verão de 1996 em Atlanta.

Jogos Gays de Inverno em 1986[editar | editar código-fonte]

Os planos para implantar os Jogos Gays de Inverno, para começarem em fevereiro de 1986 em Denver, Colorado, falharam devido a problemas financeiros e logísticos. Não houve outras tentativas para criar o evento, embora em Whistler, British Columbia, no Canadá aconteça uma competição anual.

Montreal[editar | editar código-fonte]

Em 2001, a organização do concurso de Montréal, Canadá ganhou o direito de negociar com a Federação do Gay Games (FGG) o acordo de licenciamento para sediar o Gay Games 2006, mas após dois anos de negociações, Montreal interrompeu as negociações em 2003, no encontro anual da FGG em Chicago. Havia três principais pontos de discórdia, sobre as quais nenhuma das partes parecia concordar:

  • Tamanho do evento.
  • Tamanho do orçamento
  • Transparência de recursos

Com o enfraquecimento da economia global após ataques terroristas internacionais, incluindo o 11/09, a FGG queria que Montreal planeasse para o sucesso dos Gay Games, mesmo se a participação do público não satisfizesse a projeção otimista de Montreal de 24 mil participantes, o dobro do nível de participação do ano anterior do Gay Games em 2002. Devido a problemas financeiros em eventos anteriores, a FGG também pediu transparência dos recursos em Montreal, junto de suas as atividades financeiras. Depois que Montreal se recusou a continuar nas negociações, a FGG realizou uma segunda rodada de licitações em Chicago e Los Angeles, que estendeu bem recebido propostas para sediar os jogos de 2006 na primeira rodada junto com Montreal e Atlanta, escolheu a oferta. Finalmente, a FGG adjudicado Gay Games VII Chicago Games.

Cyndi Lauper, que tem uma irmã lésbica, no final do Gay Games Chicago

O comitê de Montreal decidiu criar uma própria federação e organizar um outro evento aos moldes do gays games sem a sanção da FGG, evento esse batizado de World Outgames.

Devido à limitação de recursos pessoais e organizacionais, muitos indivíduos e participantes da equipe foram forçados a escolher entre o Gay Games Chicago e o World Outgames Montreal 2006, situação agravada por que os dois eventos ocorriam com uma semana de intervalo. A cerimônia de encerramento dos Gay Games Chicago em 22 de julho de 2006 foi apenas 7 dias antes da cerimônia de abertura do World Outgames Montreal em 29 de julho de 2006. Isso significava que as pessoas que concorreram ou trabalharam em Chicago teriam pouco tempo de recuperação antes de Montréal. A separação resultou em uma diminuição da qualidade da competição atlética em ambos os eventos, porque não poderiam participar todos os atletas de todas as modalidades. Poucas equipes foram capazes de trazer todos os seus atletas em ambos os eventos; No wrestling, 100 lutadores competiram em Chicago (comparando com o Gay Games anterior), mas apenas 22 competiram em Montréal, de longe o número mais baixo para qualquer grande torneio internacional.

Desde 2006, a necessidade de um evento multidesportivo secundário global tem sido alvo de diversos debates, especialmente após os números finais de 2006. A Chicago Gay Games VII terminou sem dívidas e todas as contas pagas. Em contrapartida, o Montréal World Outgames terminou com 5,3 milhões de dólares canadenses em dívida.

Jogos futuros[editar | editar código-fonte]

Hong Kong foi anunciada como a cidade-sede dos 11º Jogos Gays, em um evento de gala no Hotel de Ville, em Paris, em 30 de outubro de 2017. Eles venceram com uma clara maioria de votos, no primeiro turno da votação, no primeiro turno de votação. É a primeira vez que os Jogos Gays serão realizados no continente asiático.

A "longlist" de cidades interessadas em concorrer para sediar o Gay Games XI em 2022 foi anunciada em abril de 2016.[7]

Referências

  1. «Olimpíada dos não olímpicos, Gay Games, Jogos da Mente...Conheça os eventos multiesportivos». Globoesporte 
  2. "Cologne gears up to play and party as host to Gay Games"
  3. Blackwell, Savannah (5 de setembro de 2001). «Crushing the Gay Olympics: The USOC's homophobic past». San Francisco Bay Guardian. Consultado em 4 de janeiro de 2006 
  4. a b Clark, Joe (1994). «Glory of the Gay Games». Consultado em 4 de janeiro de 2006 
  5. Bell, Daniel (1998). «Why can't the Gay Games be the Gay Olympics?». International Games Archive via archive.org. Consultado em 12 de junho de 2010 
  6. «Cópia arquivada». Consultado em 18 de agosto de 2010. Arquivado do original em 29 de julho de 2010 
  7. «FEDERATION OF GAY GAMES ANNOUNCES PROSPECTIVE 2022 GAY GAMES XI BID CITIES». web.archive.org. 2 de junho de 2017. Consultado em 18 de março de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]