Gazela-dorcas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaGazela-dorcas
Gazella-dorcas.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Antilopinae
Género: Gazella
Espécie: G. dorcas
Nome binomial
Gazella dorcas

A Gazela-dorcas (Gazella dorcas) é um mamífero artiodáctilo da família dos bovídeos, que vive nas regiões desérticas e semidesérticas do norte da África e Sudoeste da Ásia. Tal variedade de gazelas possui coloração pardo-clara com a barriga branca e chifres não muito grandes curvados para trás. Também são conhecidas simplesmente pelo nome de dorcas. A Gazela-dorcas (Gazella dorcas) é um mamífero artiodáctilo da família dos bovídeos, que vive nas regiões desérticas e semidesérticas do norte da África e Sudoeste da Ásia. Tal variedade de gazelas possui coloração pardo-clara com a barriga branca e chifres não muito grandes curvados para trás. Também são conhecidas simplesmente pelo nome de dorcas.

No deserto do Sahara, é possível encontrar esta bela gazela. Ao Norte de Khartoum, ainda se podem ver, se, se sabe procurar e leva um guia idóneo, ainda que haja cada dia menos. A parte superior da pele é de cor bege, ou de um avermelhado - arenoso, com a parte baixa da barriga branca.

Tem também uma espécie de máscara branca na cara com algum preto à volta dos olhos. Os cornos são em forma de lira. É um dos animais que melhor se adapta ao deserto. Podem passar toda a sua vida sem provar nunca uma gota de água. Existem em quase todo o Deserto do Sahara. Ao comunicar-se emitem um ruído de alarme que parece o “quack” dum pato.

Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.