Gearbox Software

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gearbox Software
Indústria Software e Programação
Fundação Plano, Texas, EUA (1999)
Fundador(es) Randy Pitchford
Brian Martel
Stephen Bahl
Landon Montgomery
Rob Heironimus
Sede Plano, Texas, EUA
Empregados 200+[1]
Página oficial www.gearboxsoftware.com

Gearbox Software é uma empresa norte-americana de desenvolvimento de jogos, localizada em Plano, no Texas.

História[editar | editar código-fonte]

A Gearbox foi fundada por cinco membros da extinta empresa de desenvolvimento de jogos e softwares Rebel Boat Rocker, são eles: Randy Pitchford, Brian Martel, Stephen Bahl, Landon Montgomery, e Rob Heironimus. Antes da Rebel Boat Rocker, Pitchford and Martel trabalharam juntos na 3D Realms, e Montgomery tinha trabalhado na Bethesda Softworks.

A Gearbox começou desenvolvendo expansões para o game Half-Life. Depois, portando Half-Life para os consoles, dando para a empresa, uma grande experiência na área de desenvolvimento de jogos. Mais tarde, fizeram o Counter-Strike, game muito famoso, que é feito em cima da engine de Half-Life. A Valve começou a dar prioridade para Half-Life 2, então a Gearbox desenvolveu, ou ajudou no desenvolvimento e no port de alguns games como: Opposing Force, Blue Shift, Counter-Strike, Condition Zero, Half-Life para o PlayStation 2, e Half-Life para o SegaDreamcast. A Gearbox ficou famosa por 'portar' jogos do console para o PC. Mais parte, ela 'portou' mais alguns jogos, como: Tony Hawk's Pro Skater 3, e Halo: Combat Evolved, abrindo assim, relações com a Activision e com a Microsoft. Depois, portou games da franquia James Bond para o PC, como o Nightfire, para a Eletronic Arts. Tudo isso nos primeiros cinco anos da empresa.

Em 2007, anunciou a compra de novos projetos baseados em filmes, incluindo o filme policial Fogo contra Fogo[2] e o clássico de ficção científica Alien - O 8º Passageiro..[3] Em setembro, anunciaram uma noca franquia, o jogo de ficção científica Borderlands .[4] Ainda anunciaram uma nova versão do jogo Samba de Amigo para o Wii.

Em 2008 anunciaram que estavam trabalhando em um grande projeto sem nome. Surgiram rumores de que seria um Halo 4, mas logo foi desmentido.

Séries de jogos[editar | editar código-fonte]

Half-Life[editar | editar código-fonte]

A Gearbox desenvolveu seis games da série Half-Life:Half-Life: Opposing Force e Half-Life: Blue Shift (expansões); ports de Half-Life para Dreamcast (que inclui Half-Life: Blue Shift) e Half-Life para PlayStation 2 (que inclui Half-Life: Decay).; Ainda lançaram Counter-Strike e Counter-Strike: Condition Zero.

Brothers in Arms[editar | editar código-fonte]

Durante quatro anos, a Gearbox trabalhou em um game secreto: Brothers in Arms: Road to Hill 30, desenvolvido para PC e para Xbox, utilizando a Unreal Engine 2. Esse jogo foi lançado em março de 2005. A seqüencia, Brothers in Arms: Earned in Blood, veio sete meses depois. A série foi publicada pela Ubisoft, que lançou o game para Playstation 2.

Em 2005, a Gearbox adquiriu a licença da Unreal Engine 3, para substituir a Unreal Engine 2 e lanço um jogo para a nova geração, o Brothers in Arms: Hell's Highway.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

A Gearbox usa muitas engines, como: GoldSrc, RenderWare, Bungie's Halo, Unreal 2 e Unreal 3. E desenvolve games para muitas plataformas, como: Dreamcast, PlayStation 2, Xbox, PlayStation Portable, Nintendo DS, Wii e Microsoft Windows.

Lista de jogos desenvolvidos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. How Gearbox Works: Interview with Randy Pitchford. Página visitada em 2008-12-20.
  2. Gearbox turning up Heat on next-gen consoles. Página visitada em 2008-12-20.
  3. Aliens anunciado. Página visitada em 2008-12-20.
  4. Borderlands anunciado. Página visitada em 2008-12-20.