Gee (canção de Girls' Generation)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Gee"
Single de Girls' Generation
do álbum Gee
Lançamento 5 de janeiro de 2009
Formato(s) Download digital
Gravação 2008
Gênero(s) K-pop, dance-pop, electropop, bubble pop
Duração 3:20[1]
Gravadora(s) SM Entertainment
Composição E-Tribe
Produção Lee Soo-Man
Cronologia de singles de Girls' Generation
"Baby Baby"
(2008)
"Tell Me Your Wish (Genie)"
(2009)
Lista de faixas de Gee
"Way to Go!"
(2)
"Gee"
Single de Girls' Generation
do álbum Girls' Generation
Lançamento 20 de outubro de 2010 (Japão)
11 de dezembro de 2010 (Filipinas)
Formato(s) CD single, download digital
Gravação 2010
Gênero(s) J-pop
Gravadora(s) Nayutawave Records
Composição E-Tribe
Produção Lee Soo-Man
Cronologia de singles de Girls' Generation
"Genie"
(2010)
"Mr. Taxi/Run Devil Run"
(2011)

"Gee" é uma canção do girl group sul-coreano Girls' Generation. Foi lançada em sites musicais em 5 de janeiro de 2009, com o lançamento físico do EP em 7 de janeiro. O single rapidamente alcançou o primeiro lugar em várias paradas musicais e estabeleceu um recorde de maior tempo no topo no popular programa Music Bank da KBS, permanecendo nessa posição por 9 semanas.[2]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Vários meios de comunicação informaram que Girls' Generation voltariam em janeiro de 2009,[3][4] depois de um hiato de 9 meses.[5] O lançamento da canção foi precedido por vários cartazes teasers em Seul, lançados em 26 de dezembro,[6] e um vídeo teaser de 25 segundos.[7] Depois de seu lançamento digital, o interesse na música aumentou muito,[7] alcançando o topo da parada musical da Cyworld no dia do lançamento[8] e o primeiro lugar em seis diferentes paradas de sucesso digitais dentro de dois dias.[9]

Versão em japonês[editar | editar código-fonte]

Em 20 de outubro de 2010 a versão japonesa de "Gee" foi lançada em três versões em CD e DVD. No final de setembro, a versão japonesa de "Gee" foi lançada para ser tocada nas estações de rádio.

Composição[editar | editar código-fonte]

"Gee" é uma canção de ritmo rápido sobre uma garota que se apaixonou pela primeira vez.[5] O título indica uma exclamação de surpresa, semelhante a "어머나!" (Eomeona!, similar em significado a "Oh, meu Deus!", ou "Caramba!".[5]

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Coreia do Sul[editar | editar código-fonte]

Uma semana depois de seu lançamento, "Gee" ficou em 1º lugar no Music Bank; no entanto, questões foram suscitadas quando o grupo não apareceu no programa, com rumores de um possível racha entre SM Entertainment e KBS.[10] "Gee" também alcançou a 1ª posição no 인기가요 (Inkigayo) da SBS uma semana após seu retorno.[11]

"Gee" primeiro alcançou o recorde de "Nobody", do girl group Wonder Girls, ficando seis semanas na primeira posição do portal musical M.Net.[12] A canção, em seguida, quebrou esse recorde, permanecendo no topo na sétima semana,[13] e manteve a posição até a oitava semana.[14] Também juntou-se,[15] e em seguida quebrou[16] o recorde de mais tempo no primeiro lugar no programa Music Bank da KBS, batendo o recorde de 7 semanas previamente estabelecido pela banda Jewelry em 2008 com "One More Time".[15] "Gee" alcançou a nona semana em 1º lugar no show em 13 de março de 2009.[2]

A SM Entertainment afirmou que mais de 100.000 cópias do mini-álbum foram enviadas para lojas, enquanto a empresa de análise de vendas Hanteo registrou vendas superiores a 30.000 cópias nos primeiros 10 dias de seu lançamento.[17]

Japão[editar | editar código-fonte]

Girls' Generation também teve sucesso no Japão, com seu segundo single japonês "Gee". Em 26 de outubro de 2010 foi anunciado que o seu segundo single japonês "Gee" alcançou o primeiro lugar na parada musical Oricon Daily, tornando-o primeiro girl group asiático não-japonês a alcançar o topo da parada.[18] A canção ficou em quinquagésimo sétimo lugar na parada de fim de ano da Japan Hot 100, em 2010. Em 20 de abril de 2011, as meninas adicionaram outra conquista quando o site da RIAJ (Recording Industry Association of Japan) atualizou a tabela mostrando que os downloads de ringtones do SNSD para "Gee" receberam Platina Duplo. A RIAJ certifica como Platina quando envolve 250.000 unidades, então Platina Duplo significaria que as meninas tinham mais de 500.000 downloads para "Gee".[19]

Vídeos musicais[editar | editar código-fonte]

Versão em coreano[editar | editar código-fonte]

Existem três vídeos musicais completos de "Gee". O vídeo com o enredo foi lançado em 7 de janeiro de 2009. Ele apresenta as meninas como manequins em uma loja, que vêm à vida depois que o funcionário fecha e deixa a loja. Minho, integrante da banda SHINee, faz o papel de funcionário. No final do vídeo, as meninas fogem da loja e Minho entra e olha para uma placa de trabalho. As cenas de dança mostram as meninas dançando em um espaço branco, usando diferentes shorts coloridos.[20] O vídeo musical de "Gee" acumulou mais de um milhão de visualizações no dia de seu lançamento,[21] e alcançou mais de 50 milhões de acessos no YouTube em julho de 2011. Os outros dois vídeos são versões de dança. O primeiro mostra as meninas dançando na loja, sem o "enredo manequim", enquanto o segundo simplesmente mostra as meninas dançando na frente de um fundo branco que é usado no vídeo musical original.

Versão em japonês[editar | editar código-fonte]

Em 30 de setembro de 2010, um teaser de "Gee" foi lançado. O teaser mostra as meninas como manequins em seus próprios provadores. O vídeo não tem o enredo de manequim desta vez. Em 6 de outubro de 2010, o vídeo musical de "Gee" em japonês foi lançado. Minho, do SHINee, mais uma vez, desempenha um papel, desta vez como um cliente, da loja administrada pelo Girls' Generation.

Em todo o vídeo elas dançam na loja, e em vez de mostrá-las usando diferentes shorts como cor-de-rosa, verde ou vermelho, como fizeram na versão coreana, desta vez elas usaram jeans. Ele também tem novas cenas das meninas vestindo-se. Quando Minho vai até a loja, as meninas ouvem a porta e elas largar tudo de suas mãos, mas escolhem de volta e correm em direção a Minho.

  • Há ainda manequins no vídeo, mas desta vez eles são reais. O vídeo mostra as meninas escondendo-se atrás dos manequins no início.

[22]

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Uma paródia de "Gee", chamada "Hee", ganhou popularidade entre os coreanos. É uma combinação do instrumental de "Gee" e alguns diálogos extremamente maldosos do drama Temptation of a Wife.[23]

A canção também ganhou popularidade na comunidade do StarCraft II: Wings of Liberty, principalmente porque os jogadores em uma partida Starcraft normalmente terminam um jogo dizendo "gg" (abreviação de "good game", ou "bom jogo" em português), e a expressão "Gee gee gee gee, baby baby baby", normalmente é vista como "gg gg, baby baby baby".

Um vídeo viral denominado Showa Era Gee (Grandpa Showa era) (Gee しょうわ時代 (爺爺爺-昭和時代))?) foi postado no YouTube em 15 de agosto de 2011, com homens mais velhos em uma loja de sapatos dançando ao som da versão japonesa de "Gee". O vídeo foi originalmente exibido no show de variedades japonês SMAP×SMAP. Também foi postado no Smosh.com.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Paradas musicais, vendas e certificações[editar | editar código-fonte]

Parada Melhor
posição
Oricon Weekly singles 2
Oricon Yearly singles 47
Billboard Japan Hot 100 [30] 2
RIAJ Digital Track Chart 1
RIAJ Digital Track Chart yearly top 100[31] 42

Vendas e certificações[editar | editar código-fonte]

Tabela Quantidade
Oricon vendas físicas[32] 200.392
RIAJ certificação em meios físicos[33] Ouro (100.000+)
RIAJ downloads de ringtones[34] Platina Duplo (500.000+)
RIAJ downloads completos em celulares[35] Platina Duplo (500.000+)
RIAJ downloads em PCs[36] Platina (250.000+)

Precessão e sucessão nas paradas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
-
Single número um do mês na Gaon Chart
Janeiro – Fevereiro de 2009
Sucedido por
"8282" por Davichi
Precedido por
"One Day" por The Rootless
Canção número um na RIAJ Digital Track Chart
26 de outubro de 2010
Sucedido por
"Kimi tte" by Kana Nishino

Referências

  1. http://www.discogs.com/Girls-Generation-Gee/release/2171895
  2. a b Kim, Hyeong-woo. 소녀시대 뮤뱅 9주 1위에 슈주 감동 깜짝축하 (Girls' Generation Music Bank 2 months and 1 week #1, Touched by Super Junior's Surprise Congratulations) Arquivado em 17 de março de 2009, no Wayback Machine.. Joins.com 13 de março de 2009. Acessado em 13 de março de 2009.
  3. Choi, Dae-han. 소녀시대 gee, 이 트라이브가 작곡해 화제 (Girls' Generation "Gee", E-Tribe is Writer, (and becomes a subject of) Discussion) Arquivado em 21 de julho de 2009, no Wayback Machine.. Today Korea. 2 de janeiro de 2009. Acessado em 5 de janeiro de 2009.
  4. Shin, Su-jin. 소녀시대, 다음달 7일 미니앨범 ‘Gee’로 컴백 (Girls' Generation, Next Month on the 7th, Mini Album "Gee" Comeback) Arquivado em 21 de setembro de 2009, no Wayback Machine.. Dailian/ebnews. 29 de dezembro de 2008. Acessado em 5 de janeiro de 2009.
  5. a b c Kim, Hyeon-woo and Jee, Hyeong-joon. 소녀시대가 돌아왔다! “9개월만에 컴백, 몸 근질근질했다”(인터뷰①) (Girls' Generation Has Returned! "Comeback After 9 Months, We're Excited" (Interview Part 1))[ligação inativa]. Joins.com/Newsen. 6 de janeiro de 2009.
  6. Hong, Jae-hyeon. 소녀시대, 컴백 소식에 티저포스터도 품귀 현상 (Girls' Generation, After Comeback News, Teaser Posters Become Collectibles). DongA.com. 30 de dezembro de 2008. Acessado em 5 de janeiro de 2009.
  7. a b Kim, Go-geum. 소녀시대 신곡 ‘지’ 공개직후 ‘대박예감’ (Girls' Generation's New Song "Gee" Potential Breakout After Release). Munhwa Ilbo. 6 de janeiro de 2009. Acessado em 6 de janeiro de 2009.
  8. Lee, Soo-hyeon. 소녀시대 신곡 '지', 공개동시 싸이월드 실시간 1위 (Girls' Generation's New Song "Gee" Tops Cyworld's Hourly Chart After Release). MoneyToday. 5 de janeiro de 2009. Acessado em 5 de janeiro de 2009.
  9. Park, Young-woong. 소녀시대, 'Gee' 공개 2일만에 음원 차트 '올킬' (Girls' Generation's "Gee" Does Chart "All-Kill" 2 Days After Release). MyDaily. 7 de janeiro de 2009. Acessado em 7 de janeiro de 2009.
  10. Lee, Jeong-hyeok. '소녀시대', KBS와 갈등?...2주 연속 출연 안해 (Girls' Generation, KBS Conflict?...Two Weeks of No-Shows). Sports Chosun. 16 de janeiro de 2009. Acessado em 16 de janeiro de 2009.
  11. Kim, Hyeong-woo. 소녀시대 인기가요 1위 소감 “창피한줄 모르고 눈물 펑펑 쏟았어요” (Girls' Generation Top Songs #1 Reaction "Without Feeling Shame, Tears Freely Flowed")[ligação inativa]. JoongAng Ilbo/Newsen. 19 de janeiro de 2009. Acessado em 19 de janeiro de 2009.
  12. Lee, Su-un. (뮤직클럽)소녀시대 ‘Gee’ 원더걸스 기록 깰까? ((Music Club) Girls' Generation's "Gee" May Break Wonder Girls Record?). ETNews. 10 de fevereiro de 2009. Acessado em 11 de fevereiro de 2009.
  13. Lee Soo-oon. (뮤직클럽)카라, 단숨에 2위 소녀시대 'Gee' 누를까 ((Music Club) Kara, Second in Moments; Can They Overcome Girls' Generation's "Gee"). ETNews. 25 de fevereiro de 2009.
  14. Lee, Kyeong-ran. 소녀시대, 최장기 1위…8주 기록 경신은 쭉~ (Girls' Generation, A Strong #1...8-Week Record, Credulity High~)[ligação inativa]. Joins.com. 3 de março de 2009. Acessado em 3 de março de 2009.
  15. a b Yang, Seung-joon. 소녀시대, '뮤뱅' 7주 연속 1위...쥬얼리와 최장 기록 '타이' (Girls' Generation, 'Music Bank' 7-Week Continuous #1...'Ties' Jewelry's Record) Arquivado em 21 de julho de 2009, no Wayback Machine.. EDaily. 27 de fevereiro de 2009. Acessado em 3 de março de 2009.
  16. Kim, Hyeong-woo. 소녀시대 뮤뱅 8주 연속 최장기간 1위 대기록 ‘가요史 다시 썼다’ (Girls' Generation Music Bank 8-Week All-Time Record #1, "Have Set Another Music Record") Arquivado em 7 de março de 2009, no Wayback Machine.. Joins.com 6 de março de 2009. Acessado em 6 de março de 2009.
  17. Kim, Hyeong-woo. 소녀시대 ‘Gee’ 열풍에 1집 앨범도 덩달아 판매 급상승 (Girls' Generation "Gee" Blast Causes 1st Album Sales Increase)[ligação inativa]. JoongAng Ilbo/Newsen. 20 de janeiro de 2009. Acessado em 21 de janeiro de 2009.
  18. «RIAJ Digital Track Chart: Chart issue October 26, 2010» (em japonês). Recording Industry Association of Japan. Consultado em 29 de outubro de 2010. Arquivado do original em 9 de maio de 2015 
  19. http://www.allkpop.com/2011/04/snsds-gee-goes-double-platinum-in-japan
  20. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Gookmin
  21. Kim, Hyeong-woo. 소녀시대 ‘Gee’ 성적, 원더걸스 ‘노바디’ 보다 빠르다 (Girls' Generation "Gee" Results Better than Wonder Girls' "Nobody")[ligação inativa]. Joins.com/Newsen. 14 de janeiro de 2009. Acessado em 16 de janeiro de 2009.
  22. (em japonês)Shoujo Jidai’s (SNSD) ‘Gee’ album cover revealed (UPDATE: MV Teaser!) SM Town Japan. 30 de setembro de 2010. Acessado em 1 de outubro de 2010.
  23. Kim, Swung-yen. ‘아내의 유혹’ 신애리, 노래 ‘hee’로 가수 데뷔? (Wife's Temptation Shin Ae-ri, Debuting as Singer with "Hee"?) Arquivado em 2009-07-21 na Archive.today. Maeil Yungaburra. 27 de fevereiro de 2009. Acessado em 13 de março de 2009.
  24. (em coreano) 디지털 뮤직 어워드. Cyworld. Acessado em 13 de janeiro de 2010.
  25. a b c (em coreano) «유이 탁재훈 '제19회 하이원 서울가요대상 더블MC 맡았어요'». Joins!. 3 de fevereiro de 2010. Consultado em 3 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 10 de fevereiro de 2010 
  26. (em coreano)«유이 탁재훈 '제19회 하이원 서울가요대상 더블MC 맡았어요'». Joins!. 3 de fevereiro de 2010. Consultado em 3 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 10 de fevereiro de 2010 
  27. (em coreano) 소녀시대, 韓대중음악상 '네티즌 선정 그룹상 (Girls' Generation, 韩 Pop Music 'netizens selected geurupsang) Money Today. 30 de março de 2010. Acessado em 3 de abril de 2010.
  28. a b «2009 Melon Music Awards». Melon (em coreano). Loen Entertainment. Consultado em 28 de junho de 2010 
  29. a b (em coreano)Golden Disk Awards: 수상자 (Golden Disk Awards Winners List). Golden Disk Awards. Acessado em 10 de dezembro de 2009.
  30. «Billboard Japan Charts: January 20, 2011». Billboard. 20 de janeiro de 2011. Consultado em 20 de janeiro de 2011 
  31. «Record Association Analysis: December 16, 2009—December 14, 2010 Full-length Cellphone Download 2010 paid digital sales "Yearly Chart" (Abbreviated: RIAJ Chart)» (PDF). RIAJ. 20 de dezembro de 2010. Consultado em 22 de dezembro de 2010 
  32. «オリコンランキング情報サービス「you大樹」». Oricon. Consultado em 20 de maio de 2011  (somente com assinatura)
  33. SNSD Riaj 2010
  34. «Record Association report: April digital music download certifications (Abbreviation: April Certifications)». RIAJ (em japonês). 20 de maio de 2011. Consultado em 20 de maio de 2011 
  35. «Record Association report: March digital music download certifications (Abbreviation: March Certifications)». RIAJ (em japonês). 20 de abril de 2011. Consultado em 20 de abril de 2011 
  36. «Record Association report: May digital music download certifications (Abbreviation: May Certifications)». RIAJ (em japonês). 20 de junho de 2011. Consultado em 20 de junho de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]