Geladura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Julho de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Medicina.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Julho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Geladura (português brasileiro) ou Frieira (português europeu) é o nome dado à lesão causada pela exposição do corpo, ou parte dele, ao frio intenso, onde pode ocorrer o congelamento parcial da pele da região exposta. Geralmente são lesões reversíveis, onde a área congelada assume aspecto endurecido, podendo posteriormente ficar edemaciada, com dor local e, da mesma forma que na queimadura, soltar a pele (descamar). Deve-se realizar o aquecimento gradativo da região, por poucos minutos, exceto quando a área estiver muito congelada (congelamento, diferente de geladura).

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.