Geleira Dater

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Glaciar Dater
O Glaciar Dater em cima à dir. no Maciço Vinson
Tipo Glaciar de vale
Localização Antártico
Comprimento 38 km
Estado em recuo
Glaciar Dater está localizado em: Antártica
Glaciar Dater

Localização da cordilheira Sentinela na Antártida Ocidental.
Mapa da cordilheira Sentinela

A geleira Dater é uma geleira/glaciar de vale íngreme na Antártida, 38 quilômetros (24 milhas) de comprimento e de 1,6 km a 4,8 km (1 a 3 mi) de largura, fluindo a NE em um curso sinuoso das ladeiras ocidentais do maciço Vinson até a corrente de gelo Rutford que margeia o flanco oriental da cordilheira Sentinela, montanhas Ellsworth. Em uma extremidade mais baixa, a Geleira Dater coalesce com a estação final da geleira Ellen, as duas emergindo da cordilheira Sentinela em um único córrego justamente a norte das colinas Flowers.

Descoberta pelo esquadrão da USN VX-6 em voos fotográficos de 14-15 de dezembro de 1959, e mapeada a partir destas fotografias pelo United States Geological Survey (Serviço Geológico dos Estados Unidos). Assim chamada pelo US-ACAN (Comitê Consultivo para Nomes Antárticos), recebeu o nome de Henry M. Dater, historiador na equipe do Escritório de Projetos Antárticos dos Estados Unidos (U.S. Antarctic Projects Officer) e na U.S. Naval Support Force Antarctica (Força de Apoio Naval Antártica dos Estados Unidos).

Ver também[editar | editar código-fonte]


 Este artigo incorpora material em domínio público do United States Geological Survey [[[:Predefinição:GNIS 3]] , documento "Geleira Dater"] (conteúdo do Geographic Names Information System).

Ícone de esboço Este(a) artigo relacionado à localização da Antártica do Oeste (também conhecida como Antártica Menor) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.