Geleira Nimitz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Glaciar Nimitz
Glaciar Nimitz em baixo à esq. no maciço Vinson
Tipo Glaciar de vale
Localização Montes Ellsworth
Área 1km2</sup
Comprimento 64 km
Glaciar Nimitz está localizado em: Antártica
Glaciar Nimitz

Localização da cordilheira Sentinela na Antártica Ocidental.
Mapa da Cordilheira Sentinela

A geleira Nimitz é uma geleira/glaciar antártica, 64 km (40 mi) de comprimento e 8 km (5 mi) de largura, escoando a área de cerca de 16 km (10 mi) a oeste do maciço Vinson e fluindo a sudeste entre a cordilheira Sentinela e a cordilheira Bastien para entrar na geleira Minnesota, no centro das montanhas Ellsworth.

Descoberta pelo esquadrão da Marinha dos Estados Unidos VX-6 em voos fotográficos de 14-15 de dezembro de 1959, foi mapeada pelo United States Geological Survey (Serviço Geológico dos Estados Unidos) a partir destas fotos. Batizada pelo US-ACAN com o nome do almirante de frota Chester Nimitz, da Marinha dos Estados Unidos, que como chefe de operações navais na época da Operação Highjump, 1947-1948, tornou possível esta expedição antártica complexa e ampla sem precedentes.

Ver também[editar | editar código-fonte]


 Este artigo incorpora material em domínio público do United States Geological Survey , documento "Geleira Nimitz" (conteúdo do Geographic Names Information System). 78° 55′ S 85° 10′ W

Ícone de esboço Este(a) artigo relacionado com a geografia da Antártida Ocidental (também conhecida como Antártida Menor) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.