Gelimero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gelimer)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Gelimero foi o último rei vândalo da África. Após uma disputa com seu primo Hilderico em 530, apossou-se do trono africano. No reinado de Justiniano I, foi organizada uma expedição liderada por Belisário com aproximadamente 15 000 homens, com objetivo de retomar o território que outrora pertencera ao Império Romano. Após três grandes batalhas, Gelimero foi capturado, e, conta-se, protagonizou uma sátira contra a genialidade de Belisário:

Antes de comemorar tua conquista, deixa-me primeiro beber um copo de água, pois você foi muito rápido na tua campanha e me deixou cansado. Deixe-me também comer algo, pois você tomou todo o meu labor. E deixe-me também um lira, para que eu possa cantar uma canção sobre minha derrota, para que nunca caia no esquecimento.
 
Gelimero.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Hilderico
Rei dos vândalos
530534
Sucedido por
Conquista pelo Império Bizantino