Gendarmeria (Sérvia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gendarmeria
Žandarmerija
Жандармерија

Distintivo
País  Sérvia
Subordinação Ministério do Interior
Missão Gendarmaria
Criação 28 de junho de 2001 (22 anos)
Comando
Comandante Goran Dragović
Sede
Quartel General Belgrado
Página oficial Página oficial

A Gendarmeria (em cirílico sérvio: Жандармерија ou em sérvio latinizado: Žandarmerija) é o corpo de gendarmeria nacional da República da Sérvia.

Composição[editar | editar código-fonte]

A Žandarmerija é dividida em quatro batalhões baseados nas quatro maiores cidades da Sérvia: Belgrado, Niš, Novi Sad e Kraljevo. Cada batalhão compreende entre 700 e 800 homens.

Deveres[editar | editar código-fonte]

Os principais deveres da Žandarmerija são de manter a paz e a ordem na Sérvia, combater o terrorismo, conter a violência e reprimir aqueles que a provoquem.

Como corporação de emprego civil e militar, seus deveres ainda incluem a "Zona de Segurança Terrestre"[1] ao longo do limite administrativo com o Kosovo e prover equipes de resgate em desastres.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A Žandarmerija foi criada em 1860 e compreendia cerca de 120 militares. Durante a Segunda Guerra Mundial, seus membros colaboraram com a Alemanha nazista a encontrar a resistência sérvia. A unidade foi dissolvida em 1945 sob as ordens dos aliados e reabilitada em 28 de junho de 2001 pelo ministro do Interior Dušan Mihailović. A missão mais conhecida da nova Žandarmerija foi a de encontrar e prender os autores do assassinado de Zoran Đinđić.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. B92. «Interior minister in Ground Safety Zone». www.b92.net. Consultado em 26 de agosto de 2014 
  2. Ministry of the Interior. «Duties of the Gendarmerie (em sérvio)». www.mup.gov.rs. Consultado em 17 de novembro de 2015. Arquivado do original em 13 de julho de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]