Genelia D'Souza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Genelia D'Souza
Nascimento 5 de agosto de 1987 (26 anos)
Bombaim,  Índia
Ocupação atriz
IMDb: (inglês) (português)

Genelia D'Souza (Bombaim, 5 de agosto de 1987) é uma atriz indiana. Ela atuou em filmes falados em telugu, hindi, tâmil e canarês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Embora D'Souza tenha dito que nasceu em Bombaim[1] , há alguma controvérsia: outras fontes dizem que ela nasceu na Inglaterra.[2] . D'Souza é filha de Jeanette D'Souza, uma secretária e Neil D'Souza, um alto funcionário da Tata Consultancy Services (TCS).[3] . Sua família vem da comunidade católica de Mangalore, um grupo proeminente na Arquidiocese de Bombaim[1] [4] A alcunha dela é Geenu.[5] . Genelia D'Souza estudou na Apostolic Carmel High School em Bandra e mais tarde no St. Andrews College (Bandra) para obter o diploma em Administração de Empresas[2] .

Carreira[editar | editar código-fonte]

D'Souza fez sua estreia em Bollywood no ano de 2003. Seus primeiros filmes em hindi foram Tujhe Meri Kasam contracenando com Ritesh Deshmukh.[3] . Mais tarde ela saiu de Bollywood para atuar em filmes do sul da Índia. Ela obteve sucesso pela primeira vez num comercial da marca Parker Pen com Amitabh Bachchan[6] e mais tarde fez um anúncio da Fair and Lovely na Copa do Mundo de Críquete de 2003 com Krishnamachari Srikkanth. Ela também fez parte do programa Mani Ratnam, Netru, Indru, Naalai.[7] O diretor tâmil, Shankar, ficou muito impressionado com a performance de Genelia nos anúncios e a incluiu no elenco para o papel de protagonista no seu filme Boys, um grande sucesso em 2003.

Ela fez a sua estreia Telugu com Satyam e atuou em numerosos filmes que aumentaram sua fama no sul da Índia. Ela atuou em vários filmes de sucesso, tais como Happy, Samba e Sye. Ela em seguida fez par com o ator Venkatesh em Subhash Chandra Bose, que não obteve sucesso nas bilheterias. Seu segundo filme em hindi foi Masti, também contracenando com Ritesh. Este filme não obteve tanto sucesso.

Depois, D'Souza fez o papel de Haasini no filme telugu, Bommarillu, também estrelado por Siddharth Narayan. Este filme foi um dos maiores êxitos de sua carreira e lhe deu a aclamação do público e da crítica. Ganhou três prêmios por ele: o Filmfare Award por melhor atriz, entre outros. Sua personagem Haasini ganhou muitas resenhas e a tornou uma opção preferencial para os remakes de Bommarillu em outros idiomas. Ele foi refeito em tâmil como Santhosh Subramaniam no qual Genelia novamente fez o papel de heroína. Seu filme de estreia em canarês, Satya In Love rendeu 40 milhões de rúpias na semana de estreia e se tornou um recorde na indústria cinematográfica canaresa.

Ela novamente apareceu em Bollywood em Mere Baap Pehle Aap junto a Akshaye Khanna, com o qual obteve algum sucesso. Seu maior sucesso em Bollywood foi através do filme Jaane Tu Ya Jaane Na, no qual ela é a heroína no papel de Aditi Mahant. Seu papel foi amplamente admirado por sua doçura e pelo novo estilo de atuação. O filme também trouxe o estreanteImran Khan, sobrinho de Aamir Khan, como o herói. O filme estreou em 4 de julho de 2008, fazendo muito sucesso na Índia e no estrangeiro.[8] A carreira de D'Souza no sul da Índia também continua com seu reconhecimento em Tollywood (a Bollywood de filmes em telugu). Seu último filme em telugu foi Ready, no qual ela contracena com o ator Ram, foi um grande sucesso. Ela agora é a embaixadora da marca Fanta, no lugar da atriz Rani Mukherjee. Ela também é a embaixadora da marca de chocolate Perk, no lugar da atriz Preity Zinta.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Papel Idioma Observações
2003 Tujhe Meri Kasam Anjali aka Anju Hindi
Boys Harini Tâmil
Satyam Ankitha Telugu
2004 Masti Bindhiya Hindi
Sye Indu Telugu
Samba Sandhya Telugu
2005 Naa Alludu Gagana Telugu
Sachein Shalini Tâmil
Subash Chandra Bose Anitha Telugu
2006 Happy Madhumathi Telugu
Raam Lakshmi Telugu
Bommarillu Hasini Telugu
Chennai Kadhal Narmadha Tamil
2007 Dhee Pooja Telugu
2008 Mr. Medhavi Swetha Telugu
Satya In Love Veda Canarês
Santosh Subramaniam Hasini Tâmil
Mere Baap Pehle Aap Sheekha Kapoor Hindi
Ready Puja Telugu
Jaane Tu Ya Jaane Na Aditi Mahant Hindi
King Herself Telugu Cameo appearance
2009 Sasirekha Parinayam Sasirekha Telugu
It's My Life Muskan Saxena Hindi Filming
Life Partner Sanjana Hindi Filming
Hook Ya Crook Priya Jaisingh Hindi Filming
Yahoo Sonia Sharma Hindi Filming
Katha Tanya/Natasha Telugu Filming
7 Days In Paris Hindi Filming

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • Filmfare Award por melhor atriz em Bommarillu (Telugu), 2006
  • Santosham Film Awards por melhor atriz em Bommarillu, 2006
  • Nandi Special Jury Award por Bommarillu, 2006

Referências

  1. a b 'I don't think my name is complicated'. Rediff.com. Página visitada em 2008-08-04.
  2. a b "Meet Bollywood’s New Bee Genelia D’souza", Daijiworld Media Pvt Ltd Mangalore, 2008-07-08. Página visitada em 2008-08-23.
  3. a b Mahul Brahma. "An Ingenue Is Born", 'Businessworld', 2008-12-26. Página visitada em 2009-03-01.
  4. Abdulla Mahmood. "Big-time girl: Genelia D'Souza", 'Gulf News', 2008-07-15. Página visitada em 2008-08-23.
  5. Nikhil Ramsubramaniam, (2008-07-02). "All my girlfriends have already gone crazy after Imran" - Genelia Dsouza. Bollywood Hungama. Página visitada em 2009-03-01.
  6. Subhash K Jha. "I'm single, Riteish is just a friend: Genelia", Indo-Asian News Service, 'Hindustan Times', 2008-09-28. Página visitada em 2009-03-01.
  7. Settu Shankar. "Genelia D'Souza", Daijiworld Media Pvt Ltd Mangalore, 200-04-19. Página visitada em 2009-03-01.
  8. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]