General de exército

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de General de Exército)

General de exército (pré-AO 1990: general-de-exército) é um título usado em vários países para designar um oficial general, nominalmente, encarregado de comandar um exército em campanha. Nos países onde existe, o posto de general de exército é, normalmente, a maior patente militar em tempo de paz.

Teoricamente, a patente de general de exército seria imediatamente superior à de general de corpo de exército. No entanto, nos países onde não existe a patente de general de corpo de exército, a patente de general de exército é imediatamente superior à de general de divisão. Nesses países, ele será o comandante de corpo de exército e unidades maiores .

A patente "general de exército" não deve ser confundida com a patente de "general do Exército", existente em outros países. Esta última patente é equiparada a marechal, nos países que não dispõem desta patente. Enquanto que, teoricamente, um general de exército comandaria apenas um exército individual (grande unidade de campanha, composta por vários corpos de exército), um general do Exército comandaria a totalidade de um exército nacional (todas as forças terrestres de um país).

Insígnias e distintivos de general de exército[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

General de exército (Gen Ex) é o mais alto posto do Exército Brasileiro em tempo de paz. O posto foi criado em 1946. Um general de exército atualmente pode ser um comandante militar de área, chefe de um órgão de direção setorial, chefe do Estado-Maior do Exército ou Comandante do Exército. Os generais de exército formam o Alto Comando do Exército, que toma as principais decisões da Força Terrestre.[2]

Referências

  1. corresponde ao código do OTAN:OF-9.
  2. Faria, Durland Puppin de; Pedrosa, Fernando Velôzo Gomes (2022). «Hierarquia militar brasileira». In: Silva, Francisco Carlos Teixeira da, et al. (org.). Dicionário de história militar do Brasil (1822-2022): volume II. Rio de Janeiro: Autografia . p. 35.

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]