Genshiken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Genshiken
げんしけん
Mangá
Genshiken
Autor Shimoku Kio
Editora(s) Japão Kodansha
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil JBC
Revista Afternoon
Data de publicação Junho de 2002 – Junho de 2006
Volumes 9 (Lista de Volumes)
Mangá
Genshiken Nidaime
Autor Kio Shimoku
Editora(s) Japão Kodansha
Revista Afternoon
Data de publicação Dezembro de 2010 – Ainda em publicação
Volumes 4 (Lista de Volumes)
Anime
Genshiken
Direção Takashi Ikehata
Estúdio Japão Palm Studio, Genco
Exibição original 10 de outubro 2004 – 26 de dezembro 2004
Emissoras de TV Japão Kids Station, Chiba TV
Nº de episódios 12
OVA
Direção Tsutomu Mizushima
Estúdio Japão Ajia-do Animation Works, Genco
Lançamento 22 de dezembro de 2006 – 25 de abril de 2007
Nº de episódios 3
Duração 28 min
Anime
Genshiken 2
Direção Kinji Yoshimoto
Estúdio Japão ARMS, Ajia-do Animation Works, Genco
Exibição original 10 de outubro de 2007 – 26 de dezembro 2007
Emissoras de TV Japão Kids Station, Chiba TV
Nº de episódios 12
Light Novel
Shoron Genshiken: Hairu Ranto no Yabou
Autor Kazutoshi Iida
Ilustrador Shimoku Kio
Editora Japão Kodansha
Data de publicação 23 de janeiro de 2008 – ainda em publicação
Anime
Genshiken Nidaime
Direção Tsutomu Mizushima
Estúdio JapãoProduction I.G
Exibição original 7 de Julho 2013 – 29 de setembro 2013
Nº de episódios 13
Séries Relacionadas
*Kujibiki Unbalance
*Kujibiki Unbalance (2006)
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Genshiken (げんしけん?) é uma série de mangá criado por Kio Shimoku e trata sobre um clube universitário para otakus e sobre o estilo de vida de seus membros. O título é a abreviação no nome oficial do clube, Gendai Shikaku Bunka Kenkyuukai" (現代視覚文化研究会) ou "Sociedade para Estudo da Cultura Moderna Visualmente Dirigida". A série também foi adaptada para um anime dirigido por Tsutomu Mizushima. O mangá foi serializado originalmente na antologia de mangás da revista mensal Afternoon da editora japonesa Kodansha de Junho de 2002 até Junho de 2006, e foi reimpresso em 9 tankoubon. O nono e último volume foi lançado no Japão em Dezembro de 2006.[1]

Uma pequena história bônus de duas partes foi inclusa nos dois volumes do mangá de Kujibiki Unbalance, publicado entre 2006 e 2007. Três anos após o mangá original terminar, um novo capítulo (Capítulo 56) foi lançado como bônus junto com o DVD do anime de Genshiken. Este capítulo mostra o que se tornaram os personagens e o que se passa no clube passado um tempo desde suas formaturas.

Em 2010 teve início a continuação do mangá sob o nome de Genshiken Nidaime[2] (Segunda Geração). Este se inicia a partir do capítulo 57 e está atualmente sendo serializado pela revista Afternoon.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Genshiken segue a vida de um grupo de estudantes universitários unidos pelos seus hobbies, e as provações e aventuras recorrentes na vida de um otaku. A história começa com a introdução de Kanji Sasahara, um calouro tímido e sem auto-confiança que, no dia dos clubes na universidade, decide participar de um clube que ele realmente goste, Genshiken. Durante seus quatro anos na Universidade, Sasahara passa a aceitar a si mesmo por quem ele é e perde a inibição e culpa que tinha e se associa à cultura otaku, tornando-se um membro entusiasta do clube, e por um tempo, um competente presidente do clube.

Conforme a história de Genshiken progride, o foco também é colocada em Saki Kasukabe, uma não-otaku determinada que inicialmente se esforça para arrastar o namorado para fora do clube, e Chika Ogiue, uma auto-proclamada odiadora de otakus que sente uma profunda vergonha e auto-aversão para com seus próprios interesses e hobbies.

Durante o decorrer da série, o leitor testemunha o crescimento do grupo e de sua coesão ao longo do tempo, e a formação de vínculos entre os personagens, que começam a ver-se como mais do que companheiros de clube, mas como amigos. Neste contexto, as atividades do clube, tais como passeios de grupo, a peregrinação semestral para Comifes (Comiket) , ou simplesmente vagar pela sala do clube, permitem que as complexas relações entre os personagens se transformem em amizade, paixão e, até mesmo amor. Embora alguns deles não possuam interesses ou estilos de vida em comum, são ligados pelos laços de amizade que compartilham.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
  • Kanji Sasahara ( 笹原完士 Sasahara Kanji)
dublado por: Takanori Ooyama (Japonês)

No início da série, Sasahara está começando a se entender sua natureza otaku. O início da série foca bastante em sua introdução ao estilo de vida otaku. Ele é o membro mais balanceado do Genshiken já que não foca em nenhum aspecto em particular.

  • Makoto Kousaka ( 高坂真琴 Kosaka Makoto)
dublado por: Mitsuki Saiga (Japonês)

Kousaka é o personagem que mais se concentra em videogame, especialmente de luta e eroge. Ele não se encaixa no estereótipo de otaku já que ele se encaixa muito mais na moda normal do que se seria esperado de um otaku. Ele gosta muito de sua namorada Kasukabe, embora ela não compartilhe de seus interesses.

  • Saki Kasukabe( 春日部咲 Kasukabe Saki)
dublada por: Satsuki Yukino (Japonês)

A única personagem principal não-otaku. Kasukabe odeia otakus e seu estilo de vida, mas é forçada frequentar o Genshiken para poder estar com seu namorado, Kousaka. Uma jovem atraente, sensata, prática, manipuladora e de certa forma um pouco cruel e facilmente irritável. Ela passa a maior parte do tempo agredindo os membros masculinos de Genshiken. No entanto, conforme a série progride, Kasukabe começa a exibir características mais otaku e lentamente ela deixa de abusar deles.

  • Harunobu Madarame ( 斑目晴信 Harunobu Madarame)
dublado por: Nobuyuki Hiyama (Japonês)

Madarame é o otaku mais hardcore entre os membros do Genshiken. Ele leva suas obsessões ao extremo, gastando quase todo seu dinheiro em dōjinshi, o que deixa pouco dinheiro para a alimentação ou outras despesas pessoais. Ou quando, na Comifes, ele machucou a mão que ficou extremamente inchada e, mesmo assim, ele não quis ir embora e acabou precisando ser levado numa maca. Embora ele seja o total oposto de Saki, ele gradualmente e secretamente se apaixona por ela, mas nunca toma a coragem de declarar-se durante os 3 anos em que convivem juntos, certo de que seus sentimentos não têm chance de ser correspondido.

  • Souichiro Tanaka ( 田中総市郎 Tanaka Soichiro)
dublado por: Tomokazu Seki (Japonês)

Tanaka centra-se na confecção de figurinos de cosplay e, portanto, tem uma forte ligação com o Ohno. Ele também tem um forte gosto por Plamo (プラモ "Puramo") com temática Gundam.

  • Mitsunori Kugayama ( 久我山光纪 Kugayama Mitsunori)
dublado por: Kenji Nomura (Japonês)

Kugayama, além de gago e tímido, é o único artista do Genshiken até a chegada de Ogiue. Apesar de seu talento, a ele falta motivação e comprometimento para que consiga desenvolver sua habilidade e criar um dōjinshi de verdade, características que são trabalhadas por Sasahara quando este vira presidente do clube.

  • Kanako Ohno ( 大野加奈子 Ohno Kanako)
dublada por: Ayako Kawasumi (Japonês)

A primeira mulher a ingressar no Genshiken por vontade própria. Ohno é uma garota otaku que gosta de fazer cosplay. Seu entusiasmo por seus hobbies acaba influenciando Kasukabe e depois Ogiue, as quais resistem incisivamente a fazer cosplay mas acabam cedendo em alguns momentos. Inicialmente ela tenta esconder seu gosto por Oyajikon, ou seja, por personagens masculinos, de anime e mangá, mais velhos, porém, é descoberta por Kasukabe quando esta vai a sua casa e a flagra removendo os pôsteres da parede. Algum tempo depois ela perde a vergonha e acaba assumindo sua preferência. Também é revelado na série que Ohno é leitora de mangás Yaoi.

  • Chika Ogiue ( 荻上千佳 Ogiue Chika)
dublada por: Kaori Mizuhashi (Japonês)

É introduzida mais tarde na história, aparecendo no anime somente a partir dos OVAs. É tímida e bastante tsundere. Se auto-denomina odiadora de otakus e carrega uma vergonha profunda de sua própria natureza otaku. Ela faz de tudo para não demonstrá-la, mas conforme a série avança, pouco a pouco, vai se aceitando como é. Ogiue lê e cria dōjinshis yaoi. Seu relacionamento com Ohno é bastante conflituoso no começo por esta ser uma otaku e Fujoshi assumida. Ogiue tem motivos pessoais para a sua aversão a otakus, que são revelados no final da série.

  • Manabu Kuchiki ( 朽木学 Kuchiki Manabu)
dublado por: Akira Ishida (Japonês)

Também é introduzido mais tarde na série. Os outros membros acham Kuchiki muito irritante o que, por vezes, o faz ser odiado pelo resto do grupo, especialmente pelas meninas. Ele realmente é o otaku com um comportamento mais esquisito: muitas vezes ele chama os outros membros com o sufixo "chan", seus movimentos e comportamento são exemplares dos muitos animes e na maioria das vezes ele fala imitando as vozes dos desenhos animados personagens.

  • Susanna Hopkins (スザンナ・ホプキンス Suzanna Hopukinsu)
dublada por: Yuko Goto (Japonês)

Susanna é uma amiga americana de Ohno que vem com sua amiga Angela para visitar o Japão e participar da Comifes. Mesmo sendo americana e não sabendo falar japonês, Sue (como passa a ser chamada) conhece um grande número de animes e mangás e vive citando algumas frases em japonês. Na segunda fase do mangá Sue se muda para o Japão e é aceita na Universidade Shiiou onde imediatamente se junta ao Genshiken. Sue tem uma enorme afeição por Ougiue.

  • Angela Burton (アンジェラ・バートン Anjera Baaton)
dublada por: Yuki Kaida (Japonês)

Outra amiga americana de Ohno. Angela é o oposto de Sue, alta, madura, e muito amigável. É uma garota atlética que adora cosplay e pode ficar mais tempo que a própria Ohno, que é uma cosplayer experiente, posando para fotos sem descansar. Ela é fã da série de anime e mangá Sgt.Keron. Angela gosta tanto de doujinshi para mulheres quanto para homens. Ela também possui um pouco de fetiche por óculos, o que a faz sentir atraída por madarame assim que se conhecem. Angela parece não conhecer muito o idioma japonês, tendo seu vocabulário limitado a termos utilizados em doujinshi como sou-uke ("tão Uke" (Uke em Yaoi seria o passivo)). Entretanto, no anime, quando os personagens conversam em Japonês perto dela, ela é capaz em responder em inglês, infere-se então que ela possui um entendimento básico de Japonês, apesar de não ser capaz de falar.

  • Rika Yoshitake (吉武 莉華 Yoshitake Rika)

Personagem introduzida em Genshiken Nidaime, Yoshitake é um dos novos membros do clube que se junta após ver uma demonstração de desenho de Ougiue. Ela é uma Fujoshi como Ougiue mas tem uma personalidade mais amigável e extrovertida.

  • Kenjirou Hato (波戸 賢二郎 Hato Kenjirou)

Também introduzido em Genshiken Nidaime. Hato é o último membro a se juntar ao grupo e o único do sexo masculino. Entretanto, mesmo sendo heterosexual, Hato carrega os mesmos gostos por mangás Yaoi que as garotas Fujoshi do clube. Por ser um Fudanshi (equivalente masculino à Fujoshi) já o ter causado muitos problemas anteriormente, ele adota uma personalidade feminina, inclusive imitando uma voz feminina perfeitamente e se vestindo como mulher enquanto frequenta o clube. Por sinal, Hato, como mulher, chama bastante atenção das pessoas ao seu redor por se parecer uma garota muito atraente.

  • Merei Yajima (矢島 美怜 Yajima Merei)

Outra personagem introduzida introduzida em Genshiken Nidaime, Yajima é mais uma Fujoshi que se juntou ao clube após ver a exibição de desenho de Ogiue. Diferente de Yoshitake, Yajima é severa e tem mais dificuldade para se adaptar às coisas, como o transvestismo de Hato. Yajima normalmente se veste e se comporta de forma bastante descompromissada, não se importando muito com estética ou em parecer feminina.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Referências Culturais[editar | editar código-fonte]

Sendo Genshiken uma série voltada ao estilo de vida otaku, ela contém numerosas referências a outros mangás, animes, videogames, e outros aspectos da cultura otaku. São comuns cenas que ilustram atividades comuns ao estilo de vida de um otaku no japão, como a compra e criação de dōjinshi, personagens fazendo cosplay, a montagem de Plamo, visitas a Akihabara, distrito comercial de lojas de eletrônica em Tóquio, ou ir ao bianual Comic Festival ("Comifes"), uma referência a Comic Market ("Comiket"), a maior convenção de fãs de anime e mangá do Japão.

Como o anime é co-produzido pela Sega Sammy Holdings , os jogos da série Guilty Gear é frequentemente referenciada, partidas do jogo aparecem várias vezes, Ohno fazendo cosplay como Kuradoberi Jam , e várias outras referências menores. O jogo puzzle Puyo Pop, também referenciado em Genshiken, cumpre um papel importante quando Kasukabe tenta ganhar a atenção Kousaka. Vários outros jogos que não são de propriedade da Sega ou Sammy também são referenciados na história porém têm seus nomes sutilmente alterados como The King of Fighters '95 (normalmente abreviado KOF'95) sendo aludido como "COF 95", e Capcom vs. SNK 2 como "S-Cup". Referências a eroge também acontecem com freqüência.

Da mesma forma que o tratamento dado aos jogos de videogame referenciados na série, animes e mangás populares também são frequentemente mencionados por pseudônimos, como "Gungal"(Gundam), "Hagaren"(Fullmetal Alchemist), "Scram Dunk"(Slam Dunk), "Neko Yasha" (Inu Yasha) e muitos outros. Genshiken normalmente evita referir a estas séries em profundidade já que seria necessária a utilização de nomes e linhas do mundo real, com diversas exceções notáveis: no capítulo do mangá em que estavam montando Plamo, nomes de personagens e de mechas são referidos. Os diálogos e frases citados por Sue (exceto por um "Neko Yasha!") são trazidos diretamente de Evangelion, Lupin III, Azumanga Daioh, e outras séries.

Kujibiki Unbalance[editar | editar código-fonte]

A maioria das referências a animes e mangás feitas em Genshiken são da, até então fictícia, série então conhecida como Kujibiki Unbalance, uma série de estilo comédia romântica. Kujibiki Unbalance foi provavelmente concebido originalmente (ou pelo menos parcialmente) para evitar potenciais problemas de direitos autorais por se referenciar uma outra série em demasia, mas desde então acabou ganhando suas próprias séries de mangá e anime.

Ramen Angel Pretty Menma[editar | editar código-fonte]

Outra série fictícia em Genshiken é Ramen Angel Pretty Menma, um visual novel adulto genérico. No mangá, foi o primeiro jogo do gênero jogado por Sasahara. No anime, Ramen Angel Pretty Menma ganha mais destaque na segunda temporada. O enredo do jogo gira em torno de Kaoru Torigara, filho único do dono de uma loja de ramen, que vai renovar a loja de ramen herdada de seu pai. Ele descobre que sua loja tem um anjo guardião chamado Pretty Menma . Pretty Menma diz a Kaoru que a intenção de seu falecido pai é fazê-lo ser bem sucedido no "Food King Wars" (Guerra dos Reis da Comida), uma batalha de restaurantes ao redor do mundo que é realizada a cada quatro anos. Kaoru e Menma devem ajudar um ao outros para passar pelas batalhas do "Food King Wars". No anime, existe também Ramen Angel Pretty Menma 2, continuação do primeiro. Além disso, a terceira versão da seqüência de abertura do anime (que usa a mesma canção, mas acrescenta cenas e edita as já existentes) mostra Ogiue fazendo cosplay de Pretty Menma, Ohno fazendo cosplay de Cutie Tonko (outra heroína da série, seu nome deriva de tonkotsu, um tipo de caldo de Ramen) e Kasukabe fazendo cosplay interpretando a mãe de Menma. Esta série também ganhou seu próprio show de rádio na Internet, mangá (serializado na Monthly Comic Alive) e um CD drama.

Anime[editar | editar código-fonte]

Em 2004 o mangá foi adaptado para uma série de anime de 12 episódios pelo estúdio Genco, e em 2006 e 2007 em um OVA de três episódios, adaptando-se os cinco primeiros volumes do mangá. A série de TV foi licenciada para lançamento norte-americano pela Media Blasters.

A adaptação do anime é muito fiel à obra original, sendo feitas somente algumas revisões, como a remoção ou alteração dos nomes de muitas referências a animes específicos, mangás e jogos de vídeogame. A série de mangá anteriormente ficcional Kujibiki Unbalance também foi transformada em um anime de verdade e lançada ao mesmo tempo em que foi lançado no mundo ficcional de Genshiken, tendo três episódios OVA como bônus na compra do DVD de Genshiken.

Foi originalmente anunciado pela Media Factory na Comiket 69, que a segunda temporada de Genshiken estrearia em outubro de 2006[3] . No entanto, a Media Factory esclareceu sua declaração em maio 2006, dizendo que a série que seria exibida nessa data seria uma série completa de Kujibiki Unbalance ao invés da segunda temporada de Genshiken.[4] Cada DVD do novo Kujibiki Unbalance incluiu um episódio OVA de Genshiken, somando um total de três novos episódios, continuações da primeira temporada. O primeiro novo episódio foi lançado com primeiro DVD de Kujibiki Unbalance em 22 de dezembro de 2006. Os outros dois episódios posteriores foram lançados da mesma forma em 23 de fevereiro e 25 de abril de 2007, respectivamente.[5]

Em 23 de abril de 2007, foi anunciado na homepage de Genshiken que uma segunda temporada do anime seria produzida, incluindo a personagem Ogiue, que havia sido introduzida nos episódios OVA. O primeiro episódio da segunda temporada foi exibido em 10 de outubro de 2007 na TV japonesa. Uma programa de rádio foi executado simultaneamente durante a época da exibição da segunda temporada do anime. O último episódio da temporada foi exibido em 26 de dezembro de 2007, no entanto, não conclui a história.

A versão de Genshiken 2 exibida na TV teve uma pequena censura. Estranhamente, porém, a cena censurada foi um beijo bastante erótico mas que não envolvia qualquer nudez. A versão em DVD mostra o beijo sem censura.[6]

Estreou em 6 de Julho de 2013 a terceira temporada do anime, intitulada 'Genshiken Nidaime' (げんしけん 二代目), retomando onde a história parou e mantendo a grande fidelidade à obra original. A série está atualmente em exibição na TV japonesa.

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Temas de abertura

"Kujibiki Unbalance" (くじびきアンバランス) por Under17 (episódio 1)
"My Pace Daioh" (マイペース大王, "Rei ao meu jeito") por Manzo (episódios 2 a 12)
"Seishun to Shite" (青春として, "Como nossa juventude") por Manzo (episódios 13 a 15)
"disarm dreamer" por Aki Misato (Genshiken 2 episódios 2 a 12)[nota 1]
"Genshi, Joshi wa, Taiyo Datta" por Sumire Uesaka (Genshiken Nidaime)

Temas de encerramento

"Biidama" (びいだま, "Mármore") por Saori Atsumi (episódios 1 a 15, Genshiken 2 episódio 7)
"Kurabuhausu Sando" (クラブハウスサンド) by Yūmao (Genshiken 2 episódios 1-2, 4-6, 8-12)
"Ai" (あい, "Amor") por Saori Atsumi (Genshiken 2 episódio 3; tema de abertura de Kujibiki♥Unbalance)

Light Novel[editar | editar código-fonte]

Em 2008 a Kodansha lançou a light novel "Shoron Genshiken: Hairu Ranto no Yabou" no Japão. O livro apresenta o personagem Ranto Hairu, o neto rico de um dos mais influentes empresários do Japão, e como ele assume a organização dos clubes de estudantes com a intenção de se livrar de todos os elementos que ele considera desagradáveis. Enquanto isso, uma força sobrenatural está lentamente a raptar membros do Genshiken sem deixar vestígios.

Cronologicamente a história do livro acontece logo após certos acontecimentos do segundo volume do mangá, embora deva ser notado que poucos dos acontecimentos do livro sigam os elementos da história já estabelecida na série. Alterações como Kuchiki continuando com o Genshiken após suas tentativas iniciais de adesão, a presidente da organização dos clubes de estudantes sai da história devido à gravidez, e também o relacionamento Ohno e Tanaka sendo mais estabelecido do que foi durante este mesmo momento no mangá. A light novel também apresenta diversos personagens que estão presentes apenas no romance e não aparecem no anime ou mangá.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Apesar da música ser usada durante toda a temporada, o vídeo de abertura muda a partir do episódio 4 e depois novamente a partir do episódio 7 (adicionando significativamente referências ao jogo Ramen Angel Pretty Menma).

Referências

  1. Genshiken: The Saga Continues Heisei Democracy (30 de agosto de 2006). Visitado em 23 de fevereiro de 2012.
  2. Genshiken Manga to Return as Genshiken II in Japan Anime News Network (21 de novembro de 2010). Visitado em 24 de fevereiro 2012..
  3. Shingo (10 de janeiro de 2006). NEWS FLASH: Genshiken Anime Season 2 Announced (em inglês) Heisei Democracy. Visitado em 10 de março de 2012.
  4. New Kujian Anime (em inglês) Anime News Network (24 de maio de 2006). Visitado em 16 de abril de 2012.
  5. DVD (em japonês) Genshiken (Outubro de 2006). Visitado em 16 de abril de 2012.
  6. Shingo (25 de janeiro de 2008). Mainichi Junk: January 25th, 2008 (em inglês) Heisei Democracy. Visitado em 16 de abril de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]