Gente di mare

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Gente di mare"
Single de Umberto Tozzi e Raf
Lançamento Maio de 1987
Formato(s) LP
Gravação 1987
Gênero(s) Pop
Duração 3:53
Gravadora(s) CGD, Sugarmusic/Il Bigallo
Composição Giancarlo Bigazzi, Umberto Tozzi e Raf
Produção Giancarlo Bigazzi

"Gente di mare" ("Gente do mar") foi a canção que representou a RAI (televisão pública italiana no Festival Eurovisão da Canção 1987 que teve lugar em Bruxelas, na Bélgica. A canção foi interpretada em italiano pelo duo formado por Umberto Tozzi e Raf.

A canção foi a sétima a ser interpretada na noite do evento, depois da canção sueca"Boogaloo", interpretada por Lotta Engberg e antes da canção portuguesa "Neste barco à vela", interpretada pela banda Nevada. No final, a canção italiana tida como uma das favoritas para vencer, terminou em terceiro lugar, recebendo 103 pontos.

Autores da canção[editar | editar código-fonte]

A canção tinha letra de Giancarlo Bigazzi, música de Umberto Tozzi e Raf e foi orquestrada por Gianfranco Lombardi.

Letra[editar | editar código-fonte]

A canção musicalmente é uma balada com influências blues. Na canção, os cantores descrevem as qualidades das pessoas que vivem junto ao mar. Eles descrevem-se com "pessoas da planície" que são "prisioneiras desta cidade", contrastando com as pessoas do mar que vivem com liberdade.

Apesar de não ter vencido a competição, esta canção teve muita popularidade, atigindo o top 10 em muitos países da Europa continental e Escandinávia no verão de 1987 (#7 Suíça, #8 Áustria, #6 Suécia)[1] e foi incluída numa compilação a Winners and Classics produzida para coincidir com o espetáculo Congratulations: 50 Anos do Festival Eurovisão da Canção que teve lugar em 2005.

Versão em português[editar | editar código-fonte]

Em 1988, o cantor Fábio Júnior gravou uma versão em português de Gente di mare. A letra é de autoria de Cláudio Rabello e a música fez parte do álbum Vida, lançado no mesmo ano.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]