GeoCities

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yahoo! GeoCities
Yahoo! Inc.
Requer pagamento? Não
Gênero Serviços
Cadastro Público
País de origem  Estados Unidos
Idiomas Inglês, português e outras
Lançamento 1994
Extinção 26 de outubro de 2009
Desenvolvedor Yahoo!
Proprietário Yahoo!
Página oficial Yahoo! GeoCites

GeoCities foi um serviço de hospedagem de sites do portal Starmedia, popular na década de 1990. A idéia era agrupar os sites em "Cidades", conforme o tema tratado. O GeoCities tinha diversos recursos como o carregamento de arquivos via FTP e editor de páginas on-line. O serviço oferecia espaço de 15 MB para hospedar os arquivos de cada site. Oferecia também editor de HTML, que permitia ao usuário criar páginas em seu próprio editor de Web (FrontPage, por exemplo) e transferir o HTML para esse editor.

Em 1999, este serviço foi comprado por mais de 4 bilhões (mil milhões) de dólares[1] e limitado aos usuários cadastrados no Yahoo!.

Com a oferta de novos serviços de hospedagem gratuitos e o número de propagandas exibidas nas páginas, tornou-se ultrapassado com o tempo.

Em 23 de abril de 2009 o Yahoo! anunciou que encerraria o serviço até o final do ano e passou a não mais aceitar novas inscrições.[2] Em 26 de outubro de 2009, o serviço foi extinto.

No entanto, muitos sites apresentavam conteúdos únicos e inúmeros links para seus endereços. Por isso, logo após o anúncio de seu encerramento, algumas iniciativas, como Reocities e Oocities propuseram o rearmazenamento destes conteúdos em novo endereço (ver links abaixo).

Referências

  1. "Yahoo vai eliminar o Geocities", Alexei Oreskovic, O Globo, Rio de Janeiro, 23/4/2009, acessado em 02/5/2010
  2. "Yahoo! decide matar GeoCities", Felipe Zmoginski, INFO Online, 23/4/2009, acessado em 27/8/2009

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Sítios que preservaram cópias do Geocities:

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.