Geofísica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Física
\nabla \cdot \mathbf{B} = 0

\nabla \times \mathbf{E} = -\frac{\partial \mathbf{B}} {\partial t}

\nabla \cdot \mathbf{E} = \rho

\nabla \times \mathbf{B} = \frac{\partial \mathbf{E}} {\partial t} + \mathbf{J}
As Equações de Maxwell
Física
História da Física
Filosofia da Física

Geofísica é uma ciência voltada à compreensão da estrutura, composição e dinâmica do planeta Terra, sob a ótica da física. Consiste basicamente na aplicação de conhecimentos e medidas da física ao estudo da Terra, especialmente pela sísmica de reflexão e de refração, gravidade, magnetismo, eletricidade, eletromagnetismo e métodos radioativos.

Divisões[editar | editar código-fonte]

A Geofísica pode ser dividida em dois grandes grupos:

Geofísica interna[editar | editar código-fonte]

Analisa a superfície e interior da Terra, fazendo parte os seguintes campos de estudo:

Geofísica externa[editar | editar código-fonte]

Estuda as propriedades físicas no entorno terrestre:

  • Meteorologia - estudo da atmosfera e das alterações climáticas;
  • Aeronomia - trata da investigação físico-química das camadas superiores da atmosfera.
  • Geofísica Espacial - estudo da magnetosfera e interações do vento solar com o campo magnético terrestre.


Wikipedia - A Enciclopédia Livre

Interdisciplinaridade[editar | editar código-fonte]

Cursos de graduação em geofísica no Brasil[editar | editar código-fonte]

O curso de geofísica é oferecido no Brasil nos níveis de doutorado, mestrado e graduação, o primeiro curso de graduação iniciou suas atividades em 1984, mais há oito anos atrás existia apenas duas universidades brasileiras que ofereciam a graduação, e nos últimos sete anos o número de universidades que oferecem a graduação mais que triplicou e atualmente são oito universidades que oferecem o curso, são elas:

A USP, localizada em São Paulo, São Paulo, foi a primeira universidade do país a oferecer o curso, que funciona desde 1984, atualmente oferece 30 vagas ao ano.

A UFBA, localizada em Salvador, Bahia, foi a segunda universidade brasileira a oferecer o curso, o mesmo funciona desde 1992 e são oferecidas 30 vagas ao ano.

A UFPA, localizada em Belém, Pará, é a unica universidade da região norte do Brasil que oferece a graduação, que funciona desde 2003 e atualmente são ofertadas 40 vagas ao ano.

A UFF, Localizada em Niterói, Rio de Janeiro, foi a quarta universidade brasileira a oferecer a graduação, que funciona desde 2005 e atualmente são ofertadas 42 vagas ao ano.

A UNIPAMPA, localizada em Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, é a unica universidade da região sul do Brasil a oferecer a graduação, que funciona desde 2006 e atualmente são ofertadas 40 vagas ao ano.

A UFRN, localizada em Natal, Rio Grande do Norte, foi a sexta universidade a oferecer a graduação que funciona desde 2008 e atualmente são ofertadas 45 vagas ao ano

A UNB, localizada em Brasília, Distrito Federal é a sétima universidade brasileira a oferecer a graduação, o curso iniciou no segundo semestre de 2009 e atualmente são ofertadas 30 vagas por semestre, totalizando 60 vagas ao ano.

A UFOPA, localizada em Santarém, Pará é a oitava universidade brasileira a oferecer a graduação, o curso iniciará suas atividades no primeiro semestre de 2011 e são ofertadas 25 vagas anuais.

Curso de Pós-Graduação em Geofísica no Brasil[editar | editar código-fonte]

O Programa de Pós-Graduação do Observatório Nacional, PG-ON, foi credenciado pelo parecer do Conselho Federal de Educação - CFE 05/73 de 22/01/73. As condições mínimas para ingresso no Programa de Pós-Graduação, em Geofísica, são as de ser graduado em curso de nível superior em Física, Matemática, Geofísica ou áreas afins.

As áreas de atuação são:

  • Geofísica da Terra Sólida (Geodinâmica; Geomagnetismo; Geotermia; Gravimetria; Instrumentação; Sismologia; Tectonofísica)
  • Geofísica Aplicada (Água Subterrânea; Meio Ambiente; Petróleo; Recursos Minerais)

Cursos de graduação em Geofísica na Argentina[editar | editar código-fonte]

A UNLP, Localizada em La Plata, Argentina, foi a primeira graduação em geofísica do país e atualmente oferta 30 vagas ao ano.

A UNSJ, Localizada em San Juan, Argentina, está localizada na encosta da cordilheira dos andes, área de constante atividade sísmica e vulcânica, próxima a cidade de Mendonza, oferece 30 vagas ao ano.

Cursos de graduação em Geofísica em Portugal[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.