Geoff Nicholls

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde novembro de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Geoff Nicholls
Informação geral
Nome completo Geoff Nicholls
Nascimento 28 de fevereiro de 1948 (61 anos)
Origem Birmingham, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Heavy metal
Hard rock
Instrumento(s) Teclados e Guitarra
Período em atividade 1968 – presente
Afiliação(ões) Black Sabbath
Quartz
Tony Martin

Nascido em Birmingham, Inglaterra, em 1948, Nicholls tocou em várias bandas locais em sua adolescência, a partir de meados dos anos 60 em diante. Ele começou como um guitarrista em sua adolescência precoce, e entre os seus ídolos estavam CHUCK BERRY, BUDDY HOLLY, e DJANGO REINHARDT. A primeira banda em que ele participou chamava-se COLIN & THE STORM WHIRLWINDS, em Birmingham, como guitarrista (banda conhecida dos integrantes do Black Sabbath no início de carreira).

Ele também se tornou um especialista em piano clássico e órgão, mas nunca chegou a largar totalmente a guitarra. Em 1968, Nicholls foi recrutado para a segunda linha de curta duração da banda de pop psicodélico THE WORD OF OZ, sucedendo David Kubinec nos teclados, assim como um segundo guitarrista para o seu som em algumas músicas. Na sequência em 1969, ele entrou para a banda JOHNNY & NEAL STARLINERS, uma banda de cabaré que na época, estava desfrutando de uma boa vida de sucesso em performances ao vivo, e ainda tinham um single lançado chamado “Put Your Hand in the Hand”.

O grupo estava trabalhando muito e fez várias aparições em televisão e até ganharam uma competição de bandas chamada “OPPORTUNITY KNOCKS”, ou “A Oportunidade Bate”. Mas o rock/pop não era o que Nicholls tinha em mente para sua carreira. O Problema de Nicholls foi resolvido com a formação de uma nova banda originalmente conhecida como BANDYLEGS, composta por alguns dos principais músicos não reconhecidos de Birmingham, incluindo Mick Hopkins e Malcolm Cope.

Eles tocavam um Heavy Metal disfarçado com credenciais impecáveis e um som ainda melhor. Posteriormente eles mudaram o nome para QUARTZ e rapidamente começaram a se despontar no meio musical. A essa altura, a banda é convidada a abrir os shows do Black Sabbath na turnê de 1979, onde Tony Iommi reencontra seu velho amigo dos tempos de Birmingham. Nessa época, ocorre o convite de Tony para que Nicholls se junte ao Black Sabbath, inicialmente como um segundo guitarrista, mas, devido ao ego de Tony, após alguns ensaios, logo ele se muda para o teclado. Com a saída de Gezzer, ele também assume o baixo.

Nicholls, no decorrer dos próximos 25 anos, fica na banda e contribui com as composições e também na linha da guitarra e baixo, conforme necessário. Ele também participou da banda do vocalista Tony Martin e do baterista Cozy Powell, em seus respectivos projetos solo.