Geografia da Grécia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Geografia física da Grécia

Mapa da Grécia

Continente Europa
Região Europa Meridional
Coordenadas geográficas 39° 00′ N 22° 00′ E
Área  
 - Ranking 95º maior
 - Total 131,940 km2
 - Terra 99.1%
 - Água 0.9%
Fronteiras  
 - Total 1,228 km
 - Países vizinhos Albânia, República da Macedônia, Bulgária e Turquia
Linha costeira 13.676 km
Reivindicações marítimas  
 - Mar territorial 12 mn nm
 - Zona contígua nm
 - Zona econômica exclusiva nm
 - Plataforma continental nm
Extremos de elevação  
 - Ponto mais alto Monte Olimpo
 - Ponto mais baixo Mar Mediterrâneo
Relevo
Clima
Recursos naturais
Uso da terra  
 - Terra arável
 - Cultivos permanentes
 - Outros
Terra irrigada
Perigos naturais
Problemas ecológicos

A Grécia está situada no sudeste da Europa, no sul da península balcânica. A Grécia é circundada ao norte pela Bulgária, pela Macedônia e pela Albânia; ao oeste pelo mar Jônico; ao sul pelo mar Mediterrâneo e ao leste pelo mar Egeu. O país alcança aproximadamente em latitude de 35° 00′ N a 42° 00′ N e em longitude de 19° 00′ E a 28° 30′ E. Em conseqüência, possui variação climática considerável, como discutido abaixo.

O país consiste de uma grande parte continental, o Peloponeso, península conectada ao continente pelo istmo de Corinto; e ao redor 3000 ilhas, incluindo Creta, Rodes, Corfu, o Dodecaneso e as Cíclades. A Grécia possui 15000 quilômetros de litoral.

80% da Grécia é montanhosa. Assim aquele país é um dos mais montanhosos da Europa. O oeste da Grécia contém lagos e pântanos. Os montes Pindo situam-se no centro do país, com uma elevação média de 2650 m. Continuam por meio das ilhas de Cítera, Anticítera para encontrar seu fim nas ilhas de Creta e Rodes. As ilhas do mar Egeu são picos de montanhas debaixo d'água que são uma extensão geológica deles.

O centro e o oeste da Grécia contêm picos altos e escarpados separados por muitos cânions e outros carstes, incluindo o Cânion de Meteora e o Cânion de Gorge - o segundo sendo um dos maiores do mundo e o segundo mais profundo após o Grand Canyon, com um desnível vertical de mais do que 1100 metros.

O monte Olimpo é o ponto mais alto da Grécia, a 2919 m acima do nível do mar. É considerado também o quarto mais alto da Europa. O norte da Grécia apresenta as montanhas Rodope, localizadas na Macedônia Oriental e Trácia; aquela área é coberta com florestas vastas e espessas.

Planícies também são encontradas no leste da Tessália, na Macedônia central e na Trácia.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima da Grécia é dividido dentro de três classes:

  • Um clima mediterrânico retrata invernos suaves, úmidos e verões quentes, secos. Temperaturas raramente atingem extremos, embora quedas de neve ocorram ocasionalmente em Atenas, Cíclades e Creta durante o inverno.
  • Um clima alpino é encontrado na Grécia do leste (Épiro, Grécia central, Tessália e oeste da Macedônia) e no Peloponeso central (Acaia, Arcádia e Lacônia).
  • Um clima temperado é encontrado no leste da Macedônia, na Macedônia central e na Trácia, em lugares como Komotini, Xanthi e norte de Euros; com invernos frios, úmidos e verões quentes, secos.

Os subúrbios do sul de Atenas estão na zona mediterrânea, enquanto os subúrbios do norte possuem um clima temperado e úmido devido as chuvas torrenciais.

Fauna e flora[editar | editar código-fonte]

50% da Grécia é coberta por florestas com uma vegetação variada rica que transpõe de vegetação conífera alpina ao tipo mediterrâneo.

Focas, tartarugas marinhas e outra vida marinha rara vive nos mares ao redor da Grécia, enquanto as florestas da Grécia provêm casa para os últimos ursos pardos e linces do oeste da Europa, e para lobos, corças, cabras-selvagens, raposas e javalis, dentre outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Flag-map of Greece.svg Grécia
História • Política • Regiões • Geografia • Economia • Demografia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens