Geografia de Canoas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A geografia de Canoas, no Rio Grande do Sul, é bem diversificada. A paisagem dominante é a da zona urbana, mas em alguns pontos isolados da cidade pode-se encontrar florestas, grandes bosques e um cenário parecido com os semi-desertos. A zona rural do município é mínima e deve desaparecer em poucos anos.

Clima[editar | editar código-fonte]

Chuva torrencial no bairro Igara.

O clima de Canoas é subtropical e temperado. A média anual das temperaturas máximas é de 24°C e a média das temperaturas mínimas é de 15°C. No verão, chega a atingir 40°C, máxima absoluta. No inverno, atinge baixas temperaturas, sendo a mínima absoluta de -1°C. Há pouca incidência de geadas. A temperatura de Canoas é bem parecida com a de Porto Alegre apenas com algumas modificações.

Verão[editar | editar código-fonte]

Todos os verões em Canoas são quentes. As temperaturas ficam a estação inteira entre os 23°C aos 40°C.

Outono[editar | editar código-fonte]

O outono na cidade é marcado pela alta concentração de chuva. As temperaturas ficam entre os 13°C aos 25°C.

Inverno[editar | editar código-fonte]

Atualmente o inverno tem castigado os canoenses com temperaturas baixas. Sendo a mínima absoluta de -1°C, Com sensações térmicas váriadas.

Primavera[editar | editar código-fonte]

A primavera é lembrada pelos canoenses como uma estação muito chuvosa. No dia 7 de Novembro de 2005 a cidade ficou "inundada" pela água, vários bairros tiveram suas ruas alagadas. O motivo do alagamento foi a concentração anormal de chuva no dia e o entupimento de bueiros.

Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Maior Temperatura°C 31 31 28 26 22 19 19 20 21 23 27 29
Menor Temperatura °C 19 21 19 17 10 8 9 11 12 13 17 20
Source: BBC Weather

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Ilha das Garças em Canoas.

O município é banhado pelo rio dos Sinos (Canoas - Nova Santa Rita) e rio Gravataí (Canoas - Porto Alegre). Arroios: Araçá, Brigadeira, das Garças e Sapucaia.

O Arroio Araçá tem a sua principal nascente na Fazenda Guajuviras e desemboca no Arroio das Garças. Cruza vários bairros da cidade, a céu aberto ainda em sua maior parte do curso, porém, está sendo canalizado a medida que o desenvolvimento urbano vem se impondo. Em algumas partes o arroio conserva a natureza original sendo que, tanto a flora como a fauna, vem sendo agredida pela poluição e pelos resíduos sólidos urbanos. É uma das raras áreas que mostram porque Canoas de antigamente foi uma preferida estação de veraneio.

Orografia[editar | editar código-fonte]

Solo Canoense

O solo canoense é formado por várzeas e coxilhas areníticas do sistema da campanha bordejam a cidade e são revestidas de capões e campos limpos. Predominam solos derivados de sedimentos aluviais recentes, mal drenados, ácidos, pobres em nutrientes e bastante influenciados pela presença de água.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

Vegetação típica

Foram famosos os capões nativos que outrora fizeram de Canoas bela e preferida estação de veraneio. Constituídos geralmente de aroeira, cedro, louro, guajuvira e outras espécies, a vegetação classifica-se em: campestre, silvática e palustre. Com o intenso desenvolvimento industrial, Canoas teve sua vegetação original alterada.

Atualmente a superfície de Canoas apresenta poucas áreas de vegetação nativa. Em 1892, o cientista sueco Lindmann classificou a região como "Savana com raros capões". A paisagem de Canoas transformou-se com a ação do homem e os capões deixaram de existir para dar origem as áreas urbanizadas e industriais, restando alguns deles como o Capão do Corvo, transformado no Parque Getúlio Vargas.

Abastecimento e Eletricidade[editar | editar código-fonte]

Água[editar | editar código-fonte]

O sistema de abastecimento da cidade de Canoas é feito pela Corsan, de forma integrada com dois outros sistemas: o de Esteio e Sapucaia, e o de Cachoeirinha e Gravataí, através da captação de água no Arroio das Garças, em Canoas, e no rio dos Sinos, em Esteio. A água coletada é então levada até 3 Estações de Tratamento de Água (ETA), duas delas em Canoas (ETA Niterói e ETA Base Aérea) e uma em Esteio (ETA Esteio).

Eletricidade[editar | editar código-fonte]

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) possui uma substação no bairro Mathias Velho, e através da AES Sul essa energia elétrica é distribuída por toda a cidade de Canoas.

Agricultura[editar | editar código-fonte]

Incentivo maior é dado à produção de hortifrutigranjeiros. Outros produtos também são cultivados, como arroz e aipim.

Pecuária[editar | editar código-fonte]

Limita-se à criação de suínos, bovinos (de corte e leite) e uma pequena quantidade de búfalos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.