Geografia de Florianópolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hoje, a área do município, compreendendo a parte continental e a ilha, abrange 436,5 km², com uma população de 396.778 habitantes em 2005, segundo estimativas do IBGE. Fazem parte do município de Florianópolis os seguintes distritos: Sede, Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Campeche, Canasvieiras, Ingleses do Rio Vermelho, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Ratones, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e São João do Rio Vermelho.

Clima[editar | editar código-fonte]

Florianópolis apresenta as características climáticas inerentes ao litoral sul-brasileiro. As estações do ano são bem caracterizadas, verão e inverno bem definidos, sendo o outono e primavera de características semelhantes.A média das máximas do mês mais quente varia de 26°C a 31ºC e a média das mínimas do mês mais frio, de 7,5°C a 12°C. A temperatura média anual está em torno de 24°C. A temperatura mais baixa registrada na cidade foi de 0°C e a máxima foi de 39°C. Geadas não são freqüentes, mas ocorrem esporadicamente no inverno. Devido à proximidade do mar, a umidade relativa do ar é de 80% em média. A precipitação é bastante significativa e bem distribuída durante o ano. A precipitação normal anual para o período de 1911-1984 foi de 1521 mm. Não existe uma estação seca, sendo o verão geralmente a estação que apresenta o maior índice pluviométrico (Hermann et alii, 1986). Elevadas precipitações ocorrem de janeiro a março, com média de 160 mm mensais, sendo que de abril a dezembro há pouca variação, com uma média em torno de 100 mm mensais. Os valores mais baixos ocorrem de junho a agosto.

As chuvas são, mais freqüentes na primavera e no outono, ocorrendo normalmente dois " estios": um no verão, outro no inverno. (removido pois há texto com referencia indicando o contrário.

Praias[editar | editar código-fonte]

Relevo[editar | editar código-fonte]

A ilha de Santa Catarina possui uma forma alongada e estreita, com comprimento medio de 54 km e largura media de 18 km.

Com Litoral bastante recortado, possui várias enseadas, pontas, ilhas, baías e lagoas. A ilha está situada de forma paralela ao continente, separadas por um estreito canal. Seu relevo é formado por cristas montanhosas e descontinuas, servindo como divisor de águas da ilha. As altitudes variam entre 400 e 532 metros. O ponto mais alto da ilha é o Morro do Ribeirão, com 532 metros de altitude.

Paralelamente às montanhas surgem esparças planícies, em direção leste e na porção noroeste da ilha. Na face leste da ilha, há presença de dunas formadas pela ação do vento.

Geral[editar | editar código-fonte]

Florianópolis é também muito conhecida como ilha da magia,e as pessoas que nascem na ilha são conhecidos(as) como ilhéus e ilhoas, ou ainda carinhosamente chamados de manézinhos(as) da ilha.

Ilhas pertencentes ao município[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]