Geografia do Afeganistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Janeiro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Geografia física do Afeganistão

Mapa do Afeganistão

Continente Ásia
Região Ásia Central
Coordenadas geográficas
Área  
 - Ranking 40º maior
 - Total 652.090km²
 - Terra
 - Água
Fronteiras  
 - Total
 - Países vizinhos Turcomenistão, Uzbequistão, Tajiquistão, Paquistão , Irã e China
Linha costeira
Reivindicações marítimas  
 - Mar territorial nm
 - Zona contígua nm
 - Zona econômica exclusiva nm
 - Plataforma continental nm
Extremos de elevação  
 - Ponto mais alto
 - Ponto mais baixo
Relevo
Clima Semi-Árido
Recursos naturais
Uso da terra  
 - Terra arável
 - Cultivos permanentes
 - Outros
Terra irrigada
Perigos naturais
Problemas ecológicos

O Afeganistão é um país montanhoso, embora inclua planícies no norte e no sudoeste. O ponto mais alto do Afeganistão, o Nowshak, atinge uma altitude de 7 485 m acima do nível do mar. Grandes extensões do país são secas, e o fornecimento de água doce é limitado. O Afeganistão tem um clima continental, com verões quentes e invernos frios. O país é frequentemente abalado por sismos.

Além da capital, Cabul, as maiores cidades do país são Herat, Jalalabad, Mazar-e Sharif e Candaar. Ver também a Lista de cidades no Afeganistão.

Geologia[editar | editar código-fonte]

A gênese da região liga-se ao dobramento ocorrido no período Cenozoico Terciário (moderno ou recente), de origem tectônica, quando a península do Decão (Índia) chocou-se com o atual continente asiático, formando a maior cordilheira do mundo, o Himalaia. Na região do Afeganistão, o conjunto montanhoso chama-se Hindu Kush.

Clima[editar | editar código-fonte]

Clima árido a semi-árido; invernos frios e verões quentes.

Na região há predomínio de intemperismo físico, com a ação conjunta das grandes variações de temperatura, do gelo e dos ventos. O processo é acentuado por ser a região de clima árido.

Localização[editar | editar código-fonte]

O Afeganistão está localizado na Arábia meridional, a norte e sul do Paquistão, a leste do Irão, nas coordenadas geográficas 33º 00' N, 65º 00' E.

Fronteiras e Pontos extremos[editar | editar código-fonte]

O Afeganistão possui 5 529 km de fronteiras, fazendo fronteira com o Paquistão (2 430 km), Tajiquistão (1 206 km), Irão (936 km), Turcomenistão (744 km), Uzbequistão (137 km) e República Popular da China (76 km).

Topografia[editar | editar código-fonte]

O Afeganistão possui 647 500 km² de terra, sendo constituídos principalmente por montanhas escarpadas - o Hindu Kush e cordilheiras relacionadas; planícies no norte e sudoeste As montanhas do Hindu Kush, que se estendem de nordeste para sudoeste, separam as províncias do norte do resto do país; os picos mais elevados situam-se no Vakhan setentrional (Corredor de Wakhan)

Pontos extremos

Meio-ambiente[editar | editar código-fonte]

O Afeganistão sofre de alguns problemas ambientes. Entre eles está a limitação dos recursos naturais de água doce, abastecimento inadequado de água potável, degradação dos solos, sobrepastagem, desflorestação (a maior parte das florestas que restam está a ser cortada para obter combustível e materiais de construção). Fora estes problemas o país sofre com sismos nas montanhas Hindu Kush, cheias e secas.

O país faz parte de vários acordos internacionais; há alguns que assinou mas não ratificou.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

O Afeganistão não faz fronteira com nenhum oceano. Seus principais rios são :

Dados gerais[editar | editar código-fonte]

Recursos naturais - gás natural, petróleo, carvão, cobre, cromite, talco, barites, enxofre, chumbo, zinco, ferro, sal e pedras preciosas e semipreciosas

Uso da terra

  • terra arável: 12,13%
  • cultivo permanente: 0,22%
  • pastos permanentes: n/a
  • florestas: n/a
  • outros: 87,65% (estimativa de 1998)

Terra irrigada - 23 860 km²

Ligações externas[editar | editar código-fonte]