Geografia do Alasca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa Físico do Alasca

gO Alasca (inglês:Alaska) é um dos dois estados dos Estados Unidos que não fazem parte do seu território contíguo (o outro é o Havaí). O Alasca é o maior estado dos Estados Unidos com uma área de 1 717 854 km²[1] (dos quais 236 507 km² são cobertos por água).[2] O Alasca é também o estado americano que possui a maior linha costeira [3] , 10.686 km, se contarmos as baías, estuários, ilhas e golfos, o número cresce para 54.563 km. O Alasca fica distante a 800 km (aproximadamente) do estado de Washington, tendo o Canadá como barreira. O Alasca pode ser visto como uma exclave dos EUA, por ser parte dos Estados Unidos Continentais[4] . A sua capital Juneau é a única capital estadual que é acessível somente por via naval ou aérea. Nenhuma rodovia conecta Juneau ao resto do continente.

O estado possui fronteiras com Yukon e Colúmbia Britânica, no Canadá, a leste, o Golfo do Alasca e o Oceano Pacífico ao sul, o Mar de Bering, o Estreito de Bering e o Mar de Chukchi a oeste e o Mar de Beaufort e o Oceano Ártico ao norte.

A área do Alasca em comparação aos EUA continentais

Como possui as Ilhas Aleutas e elas se estendem ao Hemisfério Oriental, o Alasca é o estado americano mais ocidental e oriental do país, como também o mais setentrional.

O Alasca é o maior estado dos Estados Unidos, seu tamanho é duas vezes maior do que o do Texas, o segundo maior estado. Se o Alasca fosse colocado dentro dos Estados Unidos Continentais, o ponto mais ocidental seria em San Francisco, Califórnia e já seu ponto mais oriental seria em Jacksonville, na Flórida. Se fosse um país independente seria a 19ª maior nação do mundo.

Little Port Walter no Sudeste do Alasca
Monte Sanford nas Montanhas Wrangell
Monte McKinley, o ponto mais alto do Alasca, dos EUA e da América do Norte

Regiões[editar | editar código-fonte]

Um esquema para descrever a geografia do estado seria a divisão do mesmo em regiões:

A parte nordeste é coberta pelo Refúgio Nácional de Vida Selvagem do Ártico, que cobre uma área de 77.090 km². Muito do noroeste é coberto pela Reserva Nacional de Petróleo da Alasca, onde cobre uma área de 93.000 km². O Ártico é o lugar mais remoto do Alasca. Uma localidade na Reserva Nacional de Petróleo fica a 190 km de qualquer cidade ou vila, sendo considerado o ponto mais remoto de habitação permanente dos EUA.

Geografia Física[editar | editar código-fonte]

Com um grande número de ilhas, o Alasca possui um litoral de 54.563 km² de extensão (o maior litoral dos EUA). As cadeias de ilhas se estendem da parte sul da Península do Alasca até o oeste são chamadas de Ilhas Aleutas. Muitos dos vulcões ativos são encontrados nas Ilhas Aleutas, um exemplo é a Ilha Unimak, onde se encontra o Mount Shishaldin, com 3.042 metros de altitude. A cadeia de vulcões estende até o Monte Spurr, oeste de Anchorage, no continente.

Uma das maiores ocorrências de marés foi no Braço de Turnagain na Enseada de Cook ao sul de Anchorage. As diferenças na maré podem chegar até a 10,7 metros. O Alasca é lar de 3,5 milhões de lagos de 80.000 km² ou maiores. Terrenos pântanosos e solo de permafrost cobrem uma área de 487.750 km² (na maior parte na região norte, noroeste e sul). Água congelada em forma de glaciares cobrem uma área de 41.000km² de terra e 3.100 km² nas zonas das marés. O Glaciar de Bering perto da fronteira sul com Yukon, no Canadá cobre uma área de 5.830 km².

As Ilhas Aleutas cruzam a longitude 180ºW, então, por esse motivo o Alasca pode ser considerado o estado tanto mais oriental como ocidental dos EUA. O Alasca, mais especificamente, as Ilhas Aleutas são um dos Pontos extremos dos Estados Unidos. A Linha Internacional da Data movimenta a oeste de 180º, para manter todo o estado, e consequentemente todo o território norte-americano com o mesmo dia legal.

Divisão Política[editar | editar código-fonte]

De acordo com Outubro de 1998 do Escritório de Gestão de Terra dos Estados Unidos, aproximadamente 65% do Alasca é propriedade e administrado pelo Governo Federal dos Estados Unidos como florestas nacionais, parques nacionais, refúgios naturais de vida selvagem. Destes, a entidade administra 350.000 km² ou 23,8% do estado. O Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico é administrado pelo Serviço Americano de Pesca e Vida Selvagem.

Das terras remanescentes, o Alasca possui 24,5%, outros 10% é administrado por treze corporações regionais e dezenas de corporações locais nativas criadas pelo ANCSA. Vários interesses privados possuem as demais terras, tendo menos de 1%.

Divisão político-administrativa do Alasca

O Alasca é dividido politicamente em distritos, diferentemente dos outros estados que são divididos em condados. A função é a mesma, mas enquanto que alguns estados usam um sistema de três níveis de descentralização (estado/condado/township), muito do Alasca usa apenas dois níveis de descentralização (estado/distrito). Devido à baixa densidade populacional, muitas das terras fica localizada em Distritos não-organizados ,que como o nome diz, não tem um governo intermediário, e sim é administrado pelo governo estadual. Atualmente (censo de 2000) 57,71% das terras do estado possuíam esse status, enquanto que a população não passava de 13,05% do total do estado. Para fins estatísticos o United States Census Bureau divide esta parte do estado em área censitárias. Anchorage mistura o governo da cidade (municipal) com a Greater Anchorage Area Borough desde 1971, para formar a municipalidade de Anchorage, contendo a cidade de Anchorage e outras comunidades adjacentes como Eagle River, Chugiak, Peters Creek, Girdwood, Bird e Indian. Fairbanks, por outro lado, possui um distrito separado (Distrito de Fairbanks North Star) e o município (a cidade de Fairbanks).

Altitude[editar | editar código-fonte]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mapa das Eleições - Alasca Folha online. Página visitada em 12 de março de 2011.
  2. Census 2000 Geographic Terms and Concepts, Census 2000 Geography Glossary, U.S. Census Bureau. Acessado em 11 mar. 201110.
  3. CRS Report for Congress Janice Cheryl Beaver (09 de Novembro de 2006). Página visitada em 28 de Janeiro de 2011.
  4. [As Outras três exclaves dos EUA são Northwest Angleem Minnesota, Point Robers em Washington e Alburgh em Vermont ].