Geografia do Kosovo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Geografia física do Kosovo

Mapa do Kosovo

Continente
Região
Coordenadas geográficas
Área  
 - Ranking º maior
 - Total
 - Terra
 - Água
Fronteiras  
 - Total
 - Países vizinhos
Linha costeira
Reivindicações marítimas  
 - Mar territorial nm
 - Zona contígua nm
 - Zona econômica exclusiva nm
 - Plataforma continental nm
Extremos de elevação  
 - Ponto mais alto Ðeravica, 2656 m
 - Ponto mais baixo
Relevo
Clima
Recursos naturais
Uso da terra  
 - Terra arável
 - Cultivos permanentes
 - Outros
Terra irrigada
Perigos naturais
Problemas ecológicos

O Kosovo tem uma área de 10 908 quilômetros quadrados[1] e uma população de cerca de 2,2 milhões de habitantes. Suas maiores cidades são Pristina, a capital, com cerca de 500.000 habitantes,[2] Prizren, no sudoeste, com uma população de 110 000, Peć, no oeste, com 70 000, e Mitrovica, no norte, com 70 000. O clima é continental, com verões quentes e invernos frios e com neve. A maior parte do terreno kosovar é montanhoso, e o pico mais alto do país é Đeravica, com 2 656 metros. O país tem duas regiões principais planas, a bacia de Metohija, localizada na parte ocidental do Kosovo, e a planície do Kosovo, que ocupa a parte oriental. Os principais rios da região são o Drin Branco, que deságua no mar Adriático, o Erenik, um de seus afluentes, o Sitnica, o Morava do Sul, a região de Goljak, e o Ibar, no norte. Os maiores lagos são o Gazivoda, o Radonjić, o Batlava e o Badovac.

Fitogeograficamente o Kosovo pertence à província Ilíria da Região Circumboreal, dentro do Reino Boreal. De acordo com o WWF e o Mapa Digital das Regiões Ecológicas Europeias, da Agência Europeia do Meio Ambiente, o território do Kosovo pertence à ecorregião das florestas mistas balcânicas.

39.1% do Kosovo é coberto por florestas; 52% é classificado como terra utilizada para agricultura, das quais 31% são usados como pasto e 69% terras aráveis.[3]

Atualmente o Parque Nacional das Montanhas de Šar, com 39.000 hectares, fundado em 1986 nas Montanhas Šar (ao longo da fronteira com a República da Macedônia) é o único parque nacional do Kosovo, embora o Parque Nacional Bjeshkët e Nemuna, no Prokletije (ao longo da fronteira com Montenegro) tenha sido proposto.[4]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Kosovo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Statistical Office of Kosovo.
  2. osce.org: Prishtinë/Priština
  3. Strategic Environmental Analysis of Kosovo. The Regional Environmental Center for Central and Eastern Europe, Prishtina, Julho de 2000.
  4. Kosovo: Biodiversity assessment. Final Report submitted to the USAID, ARD-BIOFOR IQC Consortium, Maio de 2003.