Geografia histórica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa de Paris (1740).

Geografia histórica é o estudo das geografias humana, física, ficcional, teórica e "real" do passado. A geografia historica estuda uma ampla variedade de tópicos e questões. Um tema comum é o estudo das geografias do passado e como um local ou região muda através do tempo. Muitos geógrafos históricos estudam os padrões geográficos através do tempo, incluindo como as pessoas interagiram com seu ambiente, e criaram sua paisagem cultural.

A geografia histórica busca determinar como características culturais das várias sociedades ao redor do planeta emergiram e evoluíram, entendendo sua relação com seus ambientes locais e arredores.

Para alguns nos Estados Unidos, o termo geografia histórica tem um significado mais especializado: o nome dado por Carl Ortwin Sauer da Universidade da California, Berkeley para seu programa de reorganização da geografia cultural através de linhas regionais, começando nas primeiras décadas do século XX. Para Sauer, uma paisagem e as culturas existentes nela apenas poderiam ser entendidas se todas as suas influências através da história fossem levadas em conta: físicas, culturais, econômicas, políticas, ambientais. Sauer colocou a especialização regional como único meio de ganhar experiência suficiente nas regiões do mundo. Sua filosofia foi a principal influência no pensamento geográfico norte-americano na metade do século XX. Especialistas em regiões continuam em departamentos acadêmicos de geografia hoje em dia. Mas alguns geógrafos sentem que isto prejudicou essa disciplina; que muito esforço foi gasto na coleta de dados e na classificação, e pouco na análise e na explicação. Estudos se tornaram mais e mais específicos em certas áreas conforme os geógrafos posteriores procuravam locais diferentes para tentar engrandecer suas carreiras. Estes fatores podem ter levado à crise de 1950 na geografia norte-americana, que levantou sérias questões sobre a geografia como disciplina acadêmica nos Estados Unidos.

Este campo da geografia humana é intimamente relacionado à história e à história ambiental.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]