Geometria dos dados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dados apresentam diversas formas, em sua maioria baseadas em sólidos de geometria já bem conhecidos.

Formas mais comuns[editar | editar código-fonte]

Os sólidos de Platão são comumente utilizados para dados de 4, 6, 8, 12, e 20 faces. Outras formas são encontradas com 5, 7, 10, 16, 24, 30, 34, 50, ou até de 100 a 1000 lados.

Um grande número de probabilidades diferentes pode ser alcançado utilizando-se estes dados; por exemplo, dois dados de dez lados ou um dado de 20 lados têm probabilidades diferentes. Utilizar múltiplas vezes o mesmo dado gera uma aleatoriedade melhor e descartando os maiores e menores números também se tem uma distribuição melhor. Assim os jogos podem atingir o grau de probabilidades da realidade, e simular de forma muito boa os eventos desejados, uma característica muito importante para alguns RPGistas.

Existem dúvidas sobre essa probabilidade, e confiabilidade dos dados. Os dados de casinos são especialmente fabricados e exigem um grau de qualidade muito alto para serem utilizados em tais jogos; os outros dados, como de jogos de tabuleiro e RPG, não têm o mesmo controle.

Moedas, Runas ou marcadores são utilizados como dados de duas faces ("d2"). (Devido a sua forma que propicia maior probabilidade para um de dois lados e muito pouca para o terceiro).

As formas mais comuns de dados são os sólidos de Platão, que são simétricos. Existe também o trapezóide pentagonal, no qual uma das faces tem quatro lados, 12 vértices, 20 arestas e dez faces, conhecido como 'd10'.

d4, d6, d8, d12, d20, e dois d10s para porcentagem
Tipo Forma sólidos de Platão Altura Peso Descrição
d4 tetraedro Sim 18 mm 2 mg Cada face tem três números, alinhados de acordo com cada aresta do triângulo, de modo que os três lados visíveis apresentem o mesmo número na posição de leitura. Estes dados não rolam muito bem, então se costuma jogá-los para o ar.
d6 cubo Sim 15 mm 3,3 mg O dado comum.
d8 octaedro Sim 23 mm 3,1 mg Cada face é um triângulo; algo parecido com duas pirâmides coladas uma à base da outra, ou ainda um balão de festa junina.
d10 trapezóide pentagonal Não 22 mm 3,5 mg Cada face é um quadrilátero; Cinco se encontram no vértice superior, e as outras cinco no vértice inferior; as dez faces geralmente têm números de zero a nove, dificilmente de um a dez, e em quase todos as faces com números ímpares convergem para o mesmo vértice, e as faces com números pares convergem para o outro vértice;
d12 dodecaedro Sim 17 mm 4 mg Cada face é um pentágono regular que encosta em outras cinco faces diferentes.
d20 icosaedro Sim 22 mm 5 mg As faces são triângulos equiláteros. Geralmente faces opostas somam 21. No Museu Britânico existe um dado Romano com 20 lados, mas seu jogo original é desconhecido.[1]

Variações incomuns[editar | editar código-fonte]

Os dados com número ímpare de faces são às vezes classificados com geometria de prismas devido a sua forma original. Estes tipos de dados não permitem serem rolados da mesma forma que outros, eles geralmente são do tipo pião. Outras variações occorem de um cilindro para formação do chamado d2.

Fotos[editar | editar código-fonte]

D3 transparente D3 de madeira D5 faces, azul D5 vermelho
D24 Icositetraedro deltoidal D24 Hexaedro tetrakis D26 Cuboctaedro truncado
Dado de 7 lados Dado de 14 lados Dado de 16 lados Dado de 18 lados
Dado de 30 faces Dado de 32 faces Dado de 34 faces d100 Zocchihedron

Tabela[editar | editar código-fonte]

Tipo Forma Figura Sólido de catalã Sólido de Arquimedes Descrição
d2 cilindro Não Não Um dado de dois lados não é realmente um dado. Não passa de uma moeda ou uma chapa fina de outro formato. Existem dados de dois lados utilizados em jogos de RPG, mas é extremamente difícil encontrá-los a venda. O mais comum é jogar '1d6', e levar em conta apenas se o número é ímpar ou par, independente do valor.
d3 Prisma Triangular Não Não Um dado realmente raro, um dado d3 é essencialmente um prisma triangular com as pontas arredondadas ou com bicos facilitando ser jogado como um peão. Com as faces triangulares formando uma pequena pirâmide de base triangular o dado d3 torna-se pedra preciosa. Os números nas faces vão de um a três. Além deste tipo de d3 "verdadeiro", é possível utilizar um dado de d6 com os números de um a três duplicados. É um dado tão justo quanto, e muito mais comum do que, o dado d3 "verdadeiro". Também é possível encontrar dados d3 na forma de uma bola de "Futebol americano" ou bola de "Rugby", onde os cantos são realmente arredondados.
d5 Prisma quadrado Não Não Um dado muito raro. O dado d5 é parecido com o d3, só que as faces tendem a ter o mesmo tamanho, sendo duas quadradas e quatro retangulares. Estas formas das faces são variáveis, podem ter cantos agudos ou arredondados. É comum que os cantos vivos sejam achatados, ou planificados de forma a facilitar o rolamento do dado.
d7 Prisma Pentagonal Não Não Este dado também é difícil de encontrar, com cinco faces quadradas e duas faces pentagonais. As faces pentagonais têm número seis e sete, mas também podem ter números complementares para ajudar na identificação das outras faces, quando nenhuma das faces pentagonais cair para cima ou para baixo. Estes dados são usados no Gamão. Alguns destes dados começam com zero e não um.
d10 Octaedro truncado Não Sim Muito parecido como d8 comun, mas com dois vértices truncados. Tem 8 faces hexagonais regulares,e 6 faces quadradas.
d12 Dodecaedro rômbico Sim Não Cada face é um losango.
d14 Cuboctaedro Não Sim Oito faces triangulares e seis faces quadradas. Também conhecido como dado de duas semanas.
d16 Octógono bipiramidal Faltando Não Não Cada face é um triângulo isósceles.
d18 Dodecaedro Romboédrico truncado Não Não São seis faces quadrangulares e 12 hexagonais.
d24 Hexaedro tetraquis Sim Não Cada face é um triângulo isósceles.
d24 Icositetraedro deltoidal Sim Não Cada face tem a forma de um quadrilátero deltóide.
d26 Cuboctaedro truncado Não Sim As faces são doze quadrados, oito hexágonos e 6 octógonos.
d30 Triacontaedro rômbico Sim Não Cada face é um losango.
d32 Icosidodecaedro Não Sim São vinte faces triangulares regulares e doze faces pentagonais regulares.
d34 Pião Não Não Este dado é basicamente um pião multifacetado, com 17 números em cada parte, superior e inferior.
D48 Dodecaedro disdiakis Sim Não Este dado é extremamente raro. São 48 faces, cada uma é um triângulo escaleno.
d100
d%
Semi-esférico Não Não Zocchihedron é uma marca registrada. Dados d100 de verdade são raros, eles são apelidados de Estrela da Morte devido à semelhança na estrutura da nave do filme Guerra nas Estrelas. Dois dados d10 podem substituir um dado d100, especialmente se numerados de 00, 10, 20, 30 … 90. O uso destes dados (incluindo dois d10, sendo um, de zero a nove, a unidade e outro, de 00 a 90, a dezena) também se refere ao dado de porcentagem ou d%.
d120
d%
Triacontaedro disdiakis Sim Não Cada face é um triângulo escaleno.

Lista completa de dados com faces uniformes (com todos os lados congruentes):

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Thompson, Clive (2 de dezembro de 2003). «Ancient Roman dungeonmastering». Collision Detection. Consultado em 26 de junho de 2006 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Geometria dos dados