Georg Hamel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Georg Karl Wilhelm Hamel
Nacionalidade Alemanha Alemão
Nascimento 12 de setembro de 1877
Local Düren
Morte 4 de outubro de 1954 (77 anos)
Local Landshut
Atividade
Alma mater Universidade de Göttingen
Tese 1901: Über die Geometrieen, in denen die Graden die Kürzesten sind
Orientador(es) David Hilbert
Orientado(s) Wilhelm Cauer, Michael Sadowsky

Georg Karl Wilhelm Hamel (Düren, 12 de setembro de 1877Landshut, 4 de outubro de 1954) foi um matemático alemão com interesse em mecânica, fundações da matemática, e análise complexa.

Vida[editar | editar código-fonte]

Georg Hamel estudou na Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen (RWTH Aachen), Universidade Humboldt de Berlim e Universidade de Göttingen, onde concluiu o doutorado em 1901 sob a orientação de David Hilbert, com a tese Über die Geometrien, in denen die Geraden die Kürzesten sind.

Na Universidade de Karlsruhe obteve a habilitação, em 1903, e em 1905 foi professor na Deutsche Technische Hochschule Brünn, em 1912 em Aachen e em 1919 na Technische Universität Berlin. Em 1938 foi eleito membro da Academia de Ciências da Prússia.

É conhecido principalmente por seu trabalho sobre problemas fundamentais que conduziram ao termo base de Hamel dos números reais[1] , bem como por seus trabalhos sobre a estrutura axiomática da mecânica clássica.

Referências

  1. Eine Basis aller Zahlen und die unstetigen Lösungen der Funktionalgleichung f(x+y)=f(x)+f(y). Mathematische Annalen, 60(3):459–462. 1905. (Disponível na Internet aqui!)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Literatura de e sobre Georg Hamel no catálogo da Biblioteca Nacional da Alemanha