George Alencherry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
George Alencherry
Cardeal da Santa Igreja Romana
Arcebispo Maior de Ernakulam-Angamaly

Título

Cardeal-presbítero de São Bernardo nas Termas
Hierarquia
Papa Francisco
Ordenação e Nomeação
Ordenação Presbiteral 19 de novembro de 1972
Ordenação Episcopal 2 de fevereiro de 1997
Nomeado Arcebispo 25 de maio de 2011
Cardinalato
Criação 18 de fevereiro de 2012, pelo Papa Bento XVI
Brasão
CardinalPallium PioM.svg
Lema Service in dialogue of truth and love
Dados Pessoais
Nascimento Índia Thuruthy
19 de abril de 1945 (69 anos)
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

George Alencherry ou Mar Giwargis Alencherry (em malaiala, മാര്‍ ഗീവര്‍ഗിസ് ആലഞ്ചേരി, 19 de abril de 1945) é um cardeal Indiano, atual arcebispo maior de Ernakulam-Angamaly.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudou na Universidade de Kerala, onde em 1965 obteve um bacharelado em economia. Em seguida, ele entrou no Seminário Pontifício de São José, em Alwaye, onde estudou filosofia e teologia, mais tarde, depois de sua ordenação sacerdotal, ele obteve um mestrado em Teologia no Pontifício Instituto Teológico, Alwaye. Ele também ganhou um Diploma em Estudos Bíblicos (DSEB) e doutorado em teologia conjuntamente na Sorbonne do Institut Catholique de Paris, França, em 1986.

Vida religiosa[editar | editar código-fonte]

Foi ordenado em 19 de novembro de 1972. Durante seu ministério sacerdotal, ocupou vários cargos na Arquidiocese de Changanacherry e em outros lugares. De 1976 a 1978, ele foi o diretor da Catequese, entre 1978 e 1986, ele percebeu mais estudos, a partir de 1986 até 1993 foi secretário-adjunto da Conferência dos Bispos Católicos de Kerala.

Eleito Eparca de Thuckalay dos Siro-Malabares em 11 de novembro de 1996, foi consagrado em 2 de fevereiro de 1997, em Padanthalummoodu, na Índia, por Joseph Powathil, arcebispo de Changanacherry, assistido por Lawrence Ephraem Thottam, bispo de Marthandom, e por Mathew Vattackuzhy, bispo de Kanjirapally. Ele foi instalado no mesmo dia. Eleito Arcebispo Maior de Ernakulam-Angamaly pelo Sínodo Sírio-Malabar realizada no Mount St. Thomas, Kochi, em 24 de maio de 2011. O Papa Bento XVI confirmou a sua eleição em 25 de maio. Ele foi instalado no domingo 27 de maio, à tarde, em uma missa solene na catedral-basílica de Santa Maria, na presença de Salvatore Pennacchio, arcebispo-titular de Montemarana, o núncio na Índia.

Foi criado cardeal no Primeiro Consistório Ordinário Público de 2012, realizado em 18 de fevereiro, recebendo o barrete cardinalício e o título de cardeal-presbítero de São Bernardo nas Termas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Precedido por
Criação da diocese
BishopCoA PioM.svg
Bispo de Thuckalay

19962011
Sucedido por
sede vacante
Precedido por
Varkey Vithayathil
ArchbishopPallium PioM.svg
Arcebispo Maior de Ernakulam-Angamaly

2011
Sucedido por
'
Precedido por
Varkey Vithayathil
Cardeal
Cardeal-padre de São Bernardo nas Termas

2012
Sucedido por
'