George Barbier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilustração de Georges Barbier

George Barbier (Nantes, 10 de outubro de 1882 - Paris, 1932) foi um dos maiores ilustradores de França do começo do século XX, além de desenhista de moda e pintor.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aos 29 anos Barbier montou sua primeira mostra, em 1911 e a partir de então foi alçado ao destaque em sua profissão, recebendo encomendas para realizar cartazes de teatro e balés, ilustração de livros e produzir alta costura com seus desenhos de moda.

Pelos próximos 20 anos Barbier integrou o grupo da Ecole des Beaux Arts que recebeu o apelido da Vogue de Os Cavaleiros do Bracelete como tributo ao maneirismo chamativo e elegante dos traços e por seu modo de vestir.

Barbier foi introduzido nos círculos da elite por seus primos Bernard Boutet de Monvel e Pierre Brissaud, e os amigos Paul Iribe, Georges Lepape e Charles Martin. Durante sua carreira o artista ainda trabalhou com desenhos para vidraçaria, joalheria e papeis de parede, e escreveu ensaios e vários artigos para a prestigiosa Gazette du bon ton.

Na metade dos anos 1920 trabalhou com Erté em desenhos de cenários e vestuário para a Folies Bergère, e em 1929 redigiu a apresentação da aclamada mostra de Erté, alcançando grande popularidade com a regular publicação de desenhos na revista L'Illustration.

Morreu em 1939, no auge do sucesso.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre George Barbier
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.