George FitzRoy, 1.º Duque de Northumberland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
George FitzRoy, 1.º Duque de Northumberland
George FitzRoy, 1.º Duque de Northumberland
Nascimento 28 de dezembro de 1665
Oxford
Morte 28 de junho de 1716 (50 anos)
Epsom
Cidadania Reino da Grã-Bretanha
Progenitores
Cônjuge Catherine Wheatley, Mary Dutton
Irmão(ã)(s) Anne Lennard, Condessa de Sussex, Mary Tudor, Charlotte Lee, Condessa de Lichfield, Barbara FitzRoy, Charles Beauclerk, 1.º Duque de St Albans, Jaime Scott, Carlos FitzRoy, Henry FitzRoy, Carlos Lennox, Charles FitzCharles, 1.º Conde de Plymouth, Charlotte Jemima FitzRoy
Ocupação político
Prêmios
Título Conde de Northumberland, Duque de Northumberland

George FitzRoy, 1.º Duque de Northumberland (Oxford, 28 de dezembro de 1665Epsom, 28 de junho de 1716) foi o terceiro e o mais jovem filho ilegítimo do rei Carlos II da Inglaterra e Escócia. Sua mãe foi Barbara Villiers, Condessa de Castlemaine (também conhecida como Barbara Villiers, Duquesa de Cleveland). No dia 1 de outubro de 1674, ele foi titulado Conde de Northumberland, Barão de Pontefract (Yorkshire) e Visconde Falmouth (Cornualha). A 6 de abril de 1683, foi titulado Duque de Northumberland.

Cargos[editar | editar código-fonte]

O primeiro Duque de Northumberland nasceu em Merton College, na Universidade de Oxford. Em 1682, ele foi empregado pelo serviço secreto em Veneza. Ao retornar à Inglaterra em 1684, foi eleito (10 de janeiro) e estabelecido (8 de abril) Cavalheiro da Jarreteira. Naquele verão, serviu como um voluntário, ao lado da França, no cerco de Luxemburgo. Em 1687, Northumberland comandou a 2.° Tropa de Guardas de Cavalo. Um ano depois, foi apontado um senhor do quarto de dormir de Sua Majestade. Em 1701, George FitzRoy foi apontado Condestável do Castelo de Windsor e lorde-tenente de Surrey. Em 1712, tornou-se lorde-tenente de Berkshire. Em 1703, sucedeu o Conde de Oxford como Coronel do Regimento Real de Cavalo. Sete anos depois, a 10 de janeiro de 1710, George tornou-se Tenente-general. Em 7 de abril de 1713, FitzRoy entrou para o Conselho Privado da Grã-Bretanha e tornou-se Chief Butler da Inglaterra.

Casamentos[editar | editar código-fonte]

Em março de 1686, o Duque de Northumberland desposou Catherine Wheatley, filha de um granjeiro, Robert Wheatley de Bracknell em Berkshire. Catherine era a viúva de Thomas Lucy, de Charlecote Park, um capitão da Royal Horse Guards. Logo depois do casamento, Northumberland e seu irmão, Henry FitzRoy, 1.º Duque de Grafton, conforme se alega, tentaram convencê-la de embarcar para um convento inglês em Gante, na Bélgica. Com a morte de Catherine em 1714, Northumberland pode se casar novamente, desta vez com Mary Dutton, irmã do capitão Mark Dutton.

Morte[editar | editar código-fonte]

O Duque viveu em Frogmore House, Windsor, Berkshire, mas morreu repentinamente em Epsom a 28 de junho de 1716. Não deixou descendência legítima. Mary morreu em Frogmore em 1738.