George IV Bridge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

55° 56' 51" N 3° 11' 29" O

George IV Bridge é a rua á direita terminando no Banco da Escócia

George IV Bridge é uma rua elevada existente na cidade de Edimburgo, na Escócia. Medindo 300 metros de comprimento, este viaduto foi construído entre 1829 e 1832 como parte do Ato de Melhorias de 1827.

Foi nomeado em homenagem ao Rei Jorge IV do Reino Unido, sendo projetado pelo arquiteto Thomas Hamilton (1784 - 1858), para ligar o distrito de South Side de Edimburgo até a Cidade Nova de Edimburgo. Duas ruas tradicionais da Cidade Velha de Edimburgo, a Old Bank Close e a Liberton's Wynd, tiveram que ser demolidas para a construção do viaduto.

Nesta rua se encontra a Biblioteca Nacional da Escócia e a Biblioteca central de Edimburgo que foram construídas com o dinheiro doado pelo filantropo escocês Andrew Carnegie, e mais ao norte está o Hotel Missoni. Mais ao centro estão bares, restaurantes e rotisseries, bem como o instituto educacional Wallace College. Ao sul está a estátua de Greyfriars Bobby.


Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.